Jorge Roque (PT) foi o entrevistado do programa Mentoria Ribeirão nesta segunda-feira (25). O pré-candidato à prefeitura de Ribeirão Preto criticou a educação municipal, falou sobre sua experiência política e a desindustrialização do município.
A conversa foi conduzida pelo apresentador e presidente do Grupo Thathi, Chaim Zaher. Adriana Silva e Dirceu Chrysostomo completaram a mesa.
Jorge Roque é petista filiado desde 2018. No ano seguinte, em 2019, passou a responder pela diretoria municipal do partido, ocupando o cargo até a atualidade. A carreira política, entretanto, começou ainda nos tempos de universidade, em Minas Gerais.
“Comecei a participar de forma organizada na política no movimento estudantil universitário, na UFMG. Lá, participei de diversas entidades, fui coordenador geral do diretório dos estudantes na UFMG e desde essa época, não parei de atuar politicamente”, respondeu o pré-candidato quando indagado sobre a experiência política.
Questionado sobre o que lhe credencia como pré-candidato, Roque apresentou o resultado das prévias da candidatura. Na ocasião, um político entre cinco possíveis candidatos é escolhido, em até dois turnos, pelos próprios filiados para representar o partido dos trabalhadores na eleição em questão.
Educação. Jorge Roque lembrou um levantamento do Instituto Ribeirão 2030. De acordo com a pesquisa, o município possui a pior educação do estado de São Paulo. Sobre possíveis soluções em caso de eleição, Jorge aponta quatro pontos: a contratação de diretores capacitados, vagas disponibilizadas em escolas próximas à residência do aluno, creches e a abertura das escolas durante o período de férias.
“A escola vai ficar aberta, vai oferecer atividades culturais e esportivas e vai ser servida a merenda. Nós vamos integrar também com a saúde preventiva para atender pais, alunos e toda comunidade em volta da escola”.
Quando perguntado por Dirceu a respeito do planejamento da cidade, Jorge Roque afirma que o município sofre o processo de desindustrialização e destaca a necessidade de uma nova cadeia de produção baseada no hidrogênio verde.
“Ribeirão tem se desindustrializado nessas últimas décadas. Esse é um fenômeno nacional, mas, entre outras coisas, falta política específica para isso. Temos a ideia de trazer para Ribeirão Preto, em trabalho com conceito de região metropolitana, a cadeia de produção envolvida com hidrogênio verde”, disse.
O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa que só emite vapor de água e não deixa resíduos no ar, ao contrário do carvão e do petróleo.
Toda segunda-feira, o Mentoria está recebendo um pré-candidato a prefeito para um bate papo, das 20 às 20h30. A edição especial do programa visando a eleição executiva fez estreia com Alessandro Hirata (PSDB).
Assista na íntegra: