O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, afirmou em coletiva de imprensa, pouco depois das 17h deste domingo (06), que as eleições no estado transcorreram com tranquilidade, conforme esperado. “Tudo correu bem, dentro da normalidade”.
“As pessoas exerceram o voto sem confusão, sem atritos”, celebrou o presidente. Ainda, segundo ele, a votação foi rápida e as filas foram raras. Apenas 40 locais em todo o estado ainda tinham pequenas filas de eleitores naquele momento, os quais receberam senhas e puderam votar.
O desembargador informou que houve poucas ocorrências, sem gravidade, e poucas pessoas detidas. Os incidentes foram relacionados com boca de urna, derrame de santinhos e propaganda eleitoral irregular, não havendo registro de violência.
No estado de São Paulo, cerca de 34 milhões de eleitores votaram em mais de 103 mil urnas eletrônicas distribuídas pelos 10.976 locais de votação. Até o momento da coletiva, houve o registro de 595 urnas substituídas, o que representa apenas 0,58% do total.
Abstenção
Em Ribeirão Preto, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno teve abstenção de 160.027 eleitores. O número representa 33,51% do total de votantes aptos. 317.568 foram às urnas no município.
Os eleitores do município retornam ao voto em 27 de outubro, quando decidem por Ricardo Silva (PSD) ou Marco Aurélio (Novo) para o executivo, a partir de 2025.
Confira os números na íntegra: