Em apenas 5 anos, um aluno pode fazer o ensino médio e a faculdade, sem vestibular. Saiba como

Articulação entre Etecs e Fatecs fortalece formação profissional; em cinco anos, o estudante concluí o ensino médio, técnico e superior

A AMS é ofertada pelo Centro Paula Souza (CPS) desde 2019. A modalidade permite que em um período de cinco anos, o estudante conclua o ensino médio, técnico e superior. Nos três primeiros, os alunos cursam Ensino Médio e Técnico e desenvolvem 200 horas de formação profissional em uma empresa parceira. Então, sem vestibular, os estudantes seguem para o Ensino Superior, que será concluído em mais dois anos. Para passar para a segunda etapa, os alunos devem estar aprovados nas avaliações periódicas que são aplicadas às turmas.

Na articulação, uma das primeiras modalidades de verticalização no Brasil, o aluno sai do Ensino Médio e Técnico com conhecimentos profissionais, podendo atuar no mercado, e segue para o Ensino Superior aproveitando o conteúdo já aprendido. “Isso não acontece em outros formatos de ensino. As matérias já cursadas em um outro nível educacional não são levadas em conta e aluno tem de estudar todo o conteúdo novamente”, explica o coordenador do Ensino Médio e Técnico, idealizador da AMS, Almério Melquíades de Araújo.

Outro diferencial da AMS é o fomento ao desenvolvimento de competências profissionais por meio de parcerias com o setor produtivo. Além de participar ativamente do desenvolvimento dos cursos, as empresas abrem suas portas para atividades práticas dos alunos. Atualmente, 31 empresas parceiras participam na aplicação da modalidade. No último Chamamento Público, outras 20 demonstraram interesse em contribuir com a modalidade e seguem tratativas para firmar convênio com o CPS.

Futuro promissor

Atualmente a AMS está presente em 25 unidades de Etecs e 24 Fatecs do Estado e conta com mais de 2,7mil estudantes distribuídos pelos cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Química. O ingresso na modalidade é por meio do Vestibulinho das Etecs do primeiro semestre de cada ano. O processo seletivo em andamento oferece 1.306 vagas da modalidade, para início dos estudos em 2023.

A expectativa da instituição de ensino é de que a cada ano seja possível ampliar o volume de vagas, a quantidade de cursos, o número de Fatecs e Etecs preparadas para receber a AMS. “Já existem inúmeras unidades que desejam implantar a AMS. Temos um terço das unidades de Fatec que aderiram ao programa e outras que prosperam e realizam pesquisas para desenvolver uma grade curricular para atender a essa demanda”, ressalta o coordenador Rafael.

O professor Almério Melquídades, coordenador do Ensino Médio e Técnico enfatiza que o aluno da articulação tem uma bagagem importante de conhecimento. “Estamos formando profissionais que ainda não existem no mercado de trabalho. As turmas são muito mais homogêneas, os professores lidam com alunos mais bem preparados e focados no curso”.

Vestibulinho 2023

O interessado em iniciar os estudos em uma Etec no primeiro semestre de 2023, têm até as 15 horas de 18 de novembro para se inscrever, exclusivamente pela internet. O valor da taxa é de R$ 33. O exame será aplicado em 18 de dezembro, a partir das 8 horas, e terá três horas de duração.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS