RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Em Araraquara, polícia deflagra operação contra grupos que propagam o nazismo

Foto: Portal Morada

Diversos objetos nazistas foram apreendidos, na manhã desta terça-feira (9), durante operação da Polícia Civil contra grupos que propagam a ideologia totalitarista, em Araraquara.

A operação foi realizada de forma conjunta com policiais civis dos estados de Santa Catarina e São Paulo, e cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Araraquara, Mogi das Cruzes e na capital paulista.

No estado de Santa Catarina, apenas a cidade de Indaiau foi alvo dos policiais. A ação foi realizada com o objetivo de colher provas contra grupos que propagam o nazismo no país.

Em Araraquara, apenas um endereço foi visitado. A identidade do investigado ou o bairro da operação não foram divulgados pelas autoridades competentes.

Conforme previsto na Lei n.º 7.716/1989 em seu Art. 20, parágrafo primeiro, é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, com pena que pode chegar a 5 anos de reclusão.

O nazismo

O nazismo foi uma das principais expressões do fascismo europeu durante o período entre guerras. Surgiu na Alemanha, no final da década de 1910 e início da década de 1920.

Tendo como principal liderança o ex-cabo do exército alemão na Primeira Guerra Mundial, Adolf Hitler, o nazismo construiu um Estado totalitário na Alemanha na década de 1930, sendo esse fato o principal motivo de eclosão da Segunda Guerra Mundial.

**Com informações de Portal Morada e Brasil Escola

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS