Em Araraquara, polícia deflagra operação contra grupos que propagam o nazismo

Foto: Portal Morada

Diversos objetos nazistas foram apreendidos, na manhã desta terça-feira (9), durante operação da Polícia Civil contra grupos que propagam a ideologia totalitarista, em Araraquara.

A operação foi realizada de forma conjunta com policiais civis dos estados de Santa Catarina e São Paulo, e cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de Araraquara, Mogi das Cruzes e na capital paulista.

No estado de Santa Catarina, apenas a cidade de Indaiau foi alvo dos policiais. A ação foi realizada com o objetivo de colher provas contra grupos que propagam o nazismo no país.

Em Araraquara, apenas um endereço foi visitado. A identidade do investigado ou o bairro da operação não foram divulgados pelas autoridades competentes.

Conforme previsto na Lei n.º 7.716/1989 em seu Art. 20, parágrafo primeiro, é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, com pena que pode chegar a 5 anos de reclusão.

O nazismo

O nazismo foi uma das principais expressões do fascismo europeu durante o período entre guerras. Surgiu na Alemanha, no final da década de 1910 e início da década de 1920.

Tendo como principal liderança o ex-cabo do exército alemão na Primeira Guerra Mundial, Adolf Hitler, o nazismo construiu um Estado totalitário na Alemanha na década de 1930, sendo esse fato o principal motivo de eclosão da Segunda Guerra Mundial.

**Com informações de Portal Morada e Brasil Escola

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS