Em duas horas, entre o final da noite desta quinta-feira (18) e o início da madrugada desta sexta-feira (19), o município de Ribeirão Preto registrou o falecimento de dois idosos decorrentes de queda em acidente doméstico.
Em ambos os casos, os BOs foram registrados como morte suspeita. Às 22h10 desta quinta (18), uma idosa de 89 anos, identificada apenas como I.R.C, morreu durante internação decorrente de queda.
Na ocasião, a vítima teria dado entrada na unidade de saúde para tratar ferimentos na cabeça. Durante a internação, entretanto, a idosa acabou sendo atingida por infecção pulmonar, não resistindo e falecendo. O documento destaca que a mulher sofria de problemas cardiovasculares e alzheimer.
Por volta de 00:10, nesta sexta-feira (19), um novo caso foi registrado. Na ocasião, um homem de 58 anos faleceu após fraturar o fêmur durante queda decorrente de acidente doméstico.
Em internação, foi constatado quadro de infecção nos ossos. Após piora do quadro de saúde da vítima, o óbito foi confirmado por autoridades médicas competentes.
Arquitetura preventiva
Riscos de acidentes domésticos estão nos mais diversos ambientes e situações, desde o contato com altas temperaturas na cozinha até o caminhar do quarto para o banheiro durante a noite.
Este último é um dos casos mais comuns de acidentes que acomete os idosos, quando o risco é maior; pois a recuperação, na maior parte das vezes, é mais lenta e complicada.
Residências adaptadas com corrimões e materiais antiderrapantes colaboram muito para evitar este tipo de acidente.
Mas cuidados simples como tirar objetos que obstruam o caminho pela casa e manter iluminação adequada podem ser a diferença para evitar um transtorno desse tipo.