As empreendedoras Carolina Caliari e Adriana Manfiolli, sócias da In Situ Terapia Celular – startup ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, estão entre as mulheres mais inovadoras do Brasil. Com a empresa, as pesquisadoras foram classificadas entre as cinco finalistas do Programa Mulheres Inovadoras, criado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
O programa tem o objetivo de estimular startups lideradas por mulheres e contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional. Na primeira fase, o Programa contou com a participação de 223 startups, das quais 21 foram selecionadas para a fase posterior. Das 21, cinco empresas foram classificadas e receberão R$ 100 mil cada.
“As mulheres à frente de startups ainda são minoria, principalmente, naquelas que envolvem tecnologia. Por isso, acreditamos que é um grande privilégio participar do Programa. Temos muito orgulho de ver que o trabalho feminino está sendo valorizado”, afirma Carolina. “A carga das mulheres é muito grande: muitas vezes, desempenhamos jornada dupla, tripla. Por isso a importância de iniciativas que valorizem o trabalho feminino”, diz Carolina.
In situ
A In Situ utiliza a técnica de bioimpressão 3D para produzir biocurativos contendo células-tronco utilizados para tratar pacientes portadores de feridas crônicas e queimaduras graves. “A base dos nossos trabalhos são as células-tronco. É a partir delas que desenvolvemos os biocurativos para pacientes que tenham tido lesões graves de pele”, explica Carolina.
De acordo com a empreendedora, a perda da integridade da pele, como em feridas complexas, resulta em diversas complicações, além de altos custos. Apesar da disponibilidade de tratamentos, existe uma gama de pacientes refratários às terapias existentes. “Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes. Todo esse trabalho é uma tecnologia 100% nacional com o uso de tecnologia de impressão 3D.”, explica Carolina Caliari, bióloga e fundadora da In Situ.
Mulheres inovadoras
O programa Mulheres Inovadoras nasceu de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), Finep e a prefeitura da cidade de São Paulo. O objetivo é apoiar empreendedorismo feminino, procurando utilizar a experiência das instituições na formulação de políticas, coordenação de programas e aporte de recursos para o apoio a empresas nascentes inovadoras e de base tecnológica.
O resultado da fase final do Programa será divulgado no dia 14 de agosto.