Após o Procon indicar diferenças significativas entre o valor praticado por estabelecimentos diferentes para um mesmo produto do material escolar, no levantamento realizado em dezembro, em Ribeirão Preto, o jornalismo da TH+ TV entrevistou um empresário do ramo para entender a indicação do órgão de defesa do consumidor.
Segundo o Procon, a maior variação constatada nesta edição foi de quase 197%: o apontador de lápis com depósito Shaker 2 do fabricante Maped custava R$ 9,50 em um estabelecimento e, em outro, R$ 3,20.
Apesar de o preço ser nominalmente baixo, na soma de toda a lista de compras os pequenos valores acabam por influenciar todo o orçamento. Por isso, a importância da comparação dos preços antes de ir às compras, além da recomendação de reaproveitar os produtos da lista de material que o consumidor já possui em casa.
Outro resultado que demonstra que o consumidor pode economizar ao comparar os preços antes de ir às compras é o fato de que dos 91 itens envolvidos na iniciativa, 47 apresentaram mais de 50% de diferença no preço conforme o local pesquisado.
De acordo com o empresário Luciano Oliveira Costa, o preço de cada material, exemplificando o caderno, varia de acordo com a marca e a licença para uso ilustrativo de uma imagem na capa.
“O preço acarreta em relação a marca do caderno, a licença, e isso influencia tudo”, disse o comerciante, que atua no Centro da cidade.
O empresário também deu algumas dicas para economizar na compra da lista escolar. Assista a entrevista na íntegra:



