RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Empresário explica variação do preço em materiais escolares e dá dicas para economizar dinheiro

Luciano Oliveira Costa justificou a variação do preço e apresentou métodos para economizar na hora de renovar os materiais para o novo ano letivo

Empresário durante entrevista ao jornalismo da TH+TV | Foto: Reprodução TH+TV

Após o Procon indicar diferenças significativas entre o valor praticado por estabelecimentos diferentes para um mesmo produto do material escolar, no levantamento realizado em dezembro, em Ribeirão Preto, o jornalismo da TH+ TV entrevistou um empresário do ramo para entender a indicação do órgão de defesa do consumidor.

Segundo o Procon, a maior variação constatada nesta edição foi de quase 197%: o apontador de lápis com depósito Shaker 2 do fabricante Maped custava R$ 9,50 em um estabelecimento e, em outro, R$ 3,20.

Apesar de o preço ser nominalmente baixo, na soma de toda a lista de compras os pequenos valores acabam por influenciar todo o orçamento. Por isso, a importância da comparação dos preços antes de ir às compras, além da recomendação de reaproveitar os produtos da lista de material que o consumidor já possui em casa.

Outro resultado que demonstra que o consumidor pode economizar ao comparar os preços antes de ir às compras é o fato de que dos 91 itens envolvidos na iniciativa, 47 apresentaram mais de 50% de diferença no preço conforme o local pesquisado.

De acordo com o empresário Luciano Oliveira Costa, o preço de cada material, exemplificando o caderno, varia de acordo com a marca e a licença para uso ilustrativo de uma imagem na capa.

“O preço acarreta em relação a marca do caderno, a licença, e isso influencia tudo”, disse o comerciante, que atua no Centro da cidade.

O empresário também deu algumas dicas para economizar na compra da lista escolar. Assista a entrevista na íntegra:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS