Enfermeira acusada de simular aplicação de vacina da Covid-19 em idosa volta ao trabalho em Ribeirão

Apesar da decisão, prefeitura afirmou que caso segue em investigação; Polícia Civil também apura possível crime

0
Momento da supostamente falsa aplicação da vacina - Foto: Reprodução

Moradores de Ribeirão Preto informaram que voltou ao trabalho, nesta sexta-feira (26), a enfermeira da prefeitura de Ribeirão Preto que estava afastada sob suspeita de fingir a aplicação da vacina em uma idosa. A Thathi tentou confrmar a informação com a prefeitura, por whatsapp e por e-mail, mas a administração não respondeu a questão, limitando-se a dizer que a profissional iria retomar as funções, mas não se já o havia feito.

Ainda segundo a prefeitura, foi aberta nesta sexta uma sindicância que apura o caso mas, até o fim do procedimento, a profissional seguirá trabalhando normalmente. A ação também é investigada na Polícia Civil, em inquérito criminal.

“A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que, com relação a servidora afastada se suas funções por suspeita de não ter aplicado a vacina contra Covid-19 em uma paciente, a sindicância foi instaurada nesta sexta-feira, dia 26 de março, portanto, não há decisão sobre o caso. O retorno às funções após a suspensão preventiva, foi indicado pela Corregedoria, seguindo a legislação vigente”, diz a prefeitura, em nota oficia.

O caso

O caso ocorreu em 8 de março, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Juliana, e foi filmado pelo filho da idosa, que divulgou as imagens através das redes sociais. A enfermeira foi afastada de forma preventiva, mas a corregedoria do município determinou a volta dela ao trabalho.

Nas imagens, é possível notar a agulha penetrando a pele da idosa, mas não é possível ver se, dentro da seringa, havia o imunizante. Depois de aparentemente simular a aplicação, a enfermeira passa algodão na pele e coloca um adesivo no local.