A Organização Mundial da Saúde, através do diretor geral Tedros Adhanom, declarou, na manhã da última quarta-feira (11), que elevou o estado de contaminação do vírus para pandemia.
A mudança na classificação não está relacionada diretamente com a gravidade da doença, mas sim com sua disseminação geográfica rápida que o vírus tem apresentado nos últimos dias.
“A OMS tem tratado da disseminação (do Covid-19) em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação (dos governos)”, afirmou o diretor.
No Brasil, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta disse em uma declaração feita na Câmara dos Deputados que a elevação realizada pela OMS não irá interferir nas medidas protetoras já realizadas pelo governo brasileiro.
Mas afinal, qual a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia ?
Surto
É quando o número de infectados por uma determinada doença aumenta de tal forma que supera as estimativas dos governantes em uma região específica. Um exemplo são os casos de dengue: quando muitos casos ocorrem no mesmo bairro de uma cidade, por exemplo, as autoridades tratam esse crescimento como um surto.
Epidemia
Ocorre quando o número de surtos cresce, e se espalha para várias regiões de determinada cidade, por exemplo. Caso isso ocorra, é considerada uma epidemia no município, mas um surto em escala estadual.
Se o caso se espalhar para outras cidades, considera-se que há uma epidemia em determinado estado, mas um surto em escala regional, e assim por diante. Um exemplo é o ebola, que passou a ser considerado uma epidemia em 2014, após atingir diversos países na África.
Pandemia
É a classificação atual do coronavírus no momento, e é o pior dos cenários quando o assunto são áreas infectadas: acontece quando uma epidemia alcança níveis mundiais, afetando várias regiões ao redor do mundo. Para a OMS declarar a existência de uma pandemia, países de todos os continentes precisam ter casos confirmados da doença.
Antes do Covid-19, a última vez que algo do tipo aconteceu foi em 2009, quando a gripe suína foi declarada uma pandemia.
Endemia
Está relacionada com a grande frequência de casos de uma doença em determinada região. Um exemplo disso é a febre amarela: o Norte do Brasil é considerado uma região endêmica da infecção.