Entre tapas e beijos, Câmara escolhe hoje seu novo presidente

Eleição para cadeira presidencial e mesa diretora acontece durante Sessão Ordinária desta terça-feira (29), a partir das 18 horas

0
Câmara de Ribeirão Preto | Foto: Divulgação

A Câmara de Ribeirão Preto decide, durante Sessão Ordinária desta terça-feira (29), a partir das 18 horas, quem assume a cadeira presidencial do órgão legislativo municipal. Além disso, os 22 vereadores ainda votam pelos novos membros da mesa diretora para 2023.

A eleição acontece após duas temporadas de Alessandro Maraca (MDB) como ocupante da cadeira presidencial da Câmara, e um acordo apalavrado há três anos que não foi cumprido em decorrência da pandemia da Covid-19 e suas medidas restritivas, assunto este que movimenta os bastidores do órgão municipal. Na ocasião, Maraca convenceu os integrantes do G-14 (base de apoio ao prefeito) que necessitaria de mais um ano, uma vez que a pandemia impediu que melhorias fossem apresentadas.

Desta forma, Jean Corauci (PSB) seria o presidente em 2023 e Renato Zucoloto (PP), ocuparia o cargo em 2024. Estranhamente, no entanto, esse acordo foi desfeito. Os motivos não ficaram claros e, segundo informações de bastidores, o destrato teve implacações políticas, uma vez que Corauci e Zucoloto poderiam assumir uma postura mais rígida e menos flexível diante das pautas que vierem a ser apresentadas.

Renato Zucoloto (PSB) desistiu da candidatura na semana passada. O mesmo ocorreu com Jean Corauci (PSB), que optou pela 2° secretaria da mesa diretora. Mais uma vez, corre a informação de bastidores, não assumidas por nenhum vereador, que há uma certa restrição do executivo contra os dois indicados.

Assim sendo, Franco Ferro (PRTB), ainda no seu primeiro mandato, passa a ser o nome mais cotado para assumir a presidência. A sua incipiência pode facilitar o diálogo do G-14, pois estaria mais disposto a ouvir os mais “experientes” e ser mais flexível, antes de tomar as decisões. O vereador Elizeu Rocha (PP) também foi considerado para ocupar o cargo, porém o político já afirmou que não será candidato.

De forma exclusiva para o Grupo Thathi, Alessandro Maraca compartilhou suas expectativas para a votação. “Primeiro dizer que a eleição acontece hoje, mas ela já está sendo discutida na Câmara há alguns meses. Alguns nomes se colocaram como candidato, algumas pessoas vieram construindo uma candidatura, e a gente chega hoje para a eleição com um cenário definido. O vereador Franco Ferro deve ser eleito presidente”, cravou Maraca.

“Algumas mudanças que acontecem na mesa são até por impossibilidade de reeleição. Eu não ocupo lugar na mesa, o vereador Matheus Moreno (MDB) deve assumir a 1° Vice-presidência, o vereador Jean Corauci deve assumir a secretaria. Eles já estão na mesa hoje. O vereador Lincoln Fernandes deve ser uma novidade na mesa ocupando a 1° secretaria, então a gente tem uma mudança geral. Eu acho que é bom, uma oportunidade de oxigenação”, continuou.