Mudança no perfil etário impacta a economia, os serviços de saúde, a vida emocional e as políticas sociais
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em pouco mais de uma década, o país deixou de ser tão jovem. Em 2012, quase metade dos brasileiros tinha menos de 30 anos. Agora, esse índice caiu para pouco mais de 41%. Enquanto isso, o número de idosos só cresce. Aqueles com 60 anos ou mais já representam 16% da população, e os que têm acima de 65 anos subiram de 7,7% para mais de 11%.
O retrato do envelhecimento é visível também na pirâmide etária: crianças e adolescentes são cada vez menos numerosos, e as faixas mais velhas aumentam ano após ano.
O fenômeno é nacional, mas com diferenças regionais. O norte concentra a população mais jovem, enquanto o Sudeste e o Sul lideram em número de idosos.
O estudo ainda mostra que as mulheres são maioria entre os mais velhos, reforçando a necessidade de atenção especial a esse grupo.
O Programa Mentoria Ribeirão dessa sexta-feira (29) vai abordar como essa mudança no perfil etário impacta a economia, o mercado de trabalho, os serviços de saúde, a vida emocional e as políticas sociais.
Para falar sobre o tema, o programa recebe os seguintes convidados: Elisabete Aparecida Veronezi, assistente social e gestora de instituição de longa permanência para idosos (ILPI); Fabiano Corrêa, economista e
especialista em investimentos; Jaqueline Rodrigues da Cunha, psicóloga e especialista em gerontologia social e Paulo de Oliveira Duarte, médico geriatra e paliativista pelo HC-FMRP-USP.
O programa Mentoria Ribeirão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TH +TV através do Canal 32,1 da TV Aberta e canais 22 e 522 da Claro TV. A exibição acontece de forma simultânea pelowww.youtube.com/@grupothathi



