Um grupo de alunos, coordenados pelo professor Osame Kinouchi Filho, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, participou do Nasa International Space Apps Challenge. O evento, que aconteceu entre os dias 4 e 6/10, teve como objetivo criar soluções específicas para os desafios enfrentados diariamente pela Nasa.
Durante a competição, houve um hackathon, ou seja, uma maratona de desenvolvimento tecnológico, em que os participantes formaram equipes e tiveram 48 horas para trabalhar de forma intensiva, criando uma solução dentro do tema escolhido.
Ao todo, 20 equipes de Ribeirão Preto participaram do hackathon, e as equipes que ficaram com a primeira e segunda colocações foram selecionadas para a etapa mundial da competição.
A equipe comandada pelo professor Kinouchi ficou com o terceiro lugar com o desenvolvimento de um jogo para astronautas da Estação Espacial Internacional, baseado na montagem de maquetes de exoplanetas. O jogo tem como objetivo incrementar a saúde mental desses astronautas.
**Por Jornal da USP