Escola municipal recebe carreta itinerante “Escola do Dinheiro” para ensinar educação financeira a alunos e comunidade

Projeto gratuito oferece aulas interativas e práticas até sábado, 14 de junho, para a EMEF Prof. Honorato de Lucca; turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participam

Foto: Divulgação

A EMEF Prof. Honorato de Lucca, localizada na zona norte de Ribeirão Preto, recebe até sábado, 14 de junho, a carreta itinerante “Escola do Dinheiro”, projeto que leva educação financeira de forma lúdica, acessível e gratuita para alunos da rede municipal e para a comunidade local. A iniciativa, que integra o currículo escolar, tem como objetivo ensinar crianças, jovens e adultos a lidarem melhor com o dinheiro, promovendo habilidades para planejamento financeiro, controle de gastos e tomada de decisões conscientes.

A carreta funciona como uma sala de aula móvel, com capacidade para até 35 pessoas por vez. As atividades para os estudantes do 5º ao 9º ano acontecem em grupos nos períodos da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 17h). As duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão atendimento nesta terça-feira, das 19h30 às 20h30. Na quinta-feira (19h às 21h), o projeto estará aberto à comunidade, incluindo professores e funcionários da escola. Já no sábado, a equipe estará à disposição dos moradores locais das 9h às 12h.

Os 674 alunos da EMEF Prof. Honorato de Lucca terão acesso a notebooks com simuladores de investimento, jogos educativos e ferramentas para atividades práticas, que proporcionam uma experiência interativa sobre temas como projeto de vida, planejamento financeiro, economia doméstica e a realidade financeira das famílias. Professores do projeto trazem todo o material didático e conduzem as atividades.

Essa é a primeira vez que o projeto chega a Ribeirão Preto, como parte de uma iniciativa que percorrerá 12 cidades paulistas até agosto de 2025. Com incentivo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), o “Escola do Dinheiro” promove seis dias de atividades em cada etapa.

“Eu sou professora de Matemática, e a educação financeira, além de fazer parte do currículo da disciplina, oferece à criança e ao adolescente algo palpável. Se eles recebem uma mesada ou ganham dinheiro de alguém, precisam fazer escolhas: onde gastar, como gastar, se o que têm é suficiente para o que desejam ou se precisam poupar por um tempo para conseguir comprar. É muito importante que saibam o que são os juros e quanto isso pode acrescentar a uma compra, para que não se envolvam, futuramente, em um desarranjo com cartões de crédito e acabem comprando mais do que cabe no orçamento. Esse tema traz a Matemática para a realidade, para o dia a dia da criança e do adolescente”, destaca a gestora da escola, Cleomara Aparecida Garcia.

O secretário da Educação, Valdir Martins, também reforça o valor do projeto. “A educação financeira oferece uma base para que jovens e adultos tenham clareza de onde, como e quanto dinheiro devem destinar a cada situação da vida. É fundamental que aprendam isso logo cedo, pois são conhecimentos que contribuem diretamente para decisões mais conscientes no presente e no futuro”, finaliza.

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