Especialistas falam sobre importância e como estimular a leitura durante a infância

Para pedagogas, oferecer livros que atraiam as crianças desde pequenas é o primeiro e o mais importante passo a ser dado

0
Mãe e filha compartilham momento de leitura - Foto: Divulgação

Inúmeros estudos comprovam que a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e cognitivo durante as primeiras fases da vida. Mas muito além disso, ler estimula a criatividade, melhora a fala e a escrita e de bônus ainda auxilia a construção do pensamento crítico.

No entanto, com a diversidade de distrações que as tecnologias proporcionam às crianças, muitos pais têm dúvidas de como criar o hábito da leitura em casa. Pensando nisso, as pedagogas do Colégio Ateneu Barão de Mauá de Ribeirão Preto reuniram algumas dicas de como estimular a leitura nas crianças.

As profissionais ressaltam que é a partir da leitura que nos tornamos pessoas mais críticas e criativas. E quando isso se torna um hábito criado na infância, os benefícios são significativos e duradouros. Segundo a pedagoga Flávia Loureiro, ao estabelecer uma rotina diária de leitura nas crianças, os pais estimularão todo o processo de desenvolvimento pessoal e intelectual dos filhos.

“Através da leitura, conseguimos desenvolver habilidades de comunicação e sociabilidade. A prática ainda possibilita o aprimoramento do senso crítico, o crescimento de vocabulário e a capacidade linguística”, afirma.

De acordo com a também pedagoga Ester Vilas Boas, durante os primeiros meses de vida, os bebês desenvolvem uma parte importante do cérebro, e é justamente a leitura que fortalece esse processo. Por isso, ela ressalta que o hábito da leitura deve começar com os pais lendo em voz alta desde a descoberta da gravidez.

“Além de fortalecer a relação entre pais e filhos, ler em voz alta, conversar e, até  mesmo, cantar para as crianças ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem para o resto da vida”, explica.

Estímulo

O primeiro passo para que as crianças passem a apreciar a leitura é criar o hábito junto com os pais, segundo a pedagoga Naiara de Souza.

Ela explica ainda que o estímulo da família é fundamental para estimular a leitura. Para isso, os pais devem criar um ambiente confortável e reservar um momento do dia ou da semana para todos os membros da família lerem juntos.

“A leitura é um momento em que os pais podem passar mais tempo com seus filhos. Um momento diferente em que eles possam entrar no universo da imaginação, ter troca de experiência e, assim, ajudar no desenvolvimento da criança”, comenta.

Além disso, os pais devem ficar atentos aos tipos de leitura que a criança gosta e proporcionar livros que as agradem. Assim, o momento deixa de ser uma obrigação e passa a ser de divertimento.

Por fim, Nathalia de Souza Dias, também pedagoga do Ateneu, indicou sete livros infantis para ler com as crianças. São eles:

– O Mágico de Oz-Clássicos para sempre, de Maurício de Souza
– A festa no céu, de Ângela Lago
– Basi e o medo de barulho, de Aleix Cabrera
– Chapeuzinho Vermelho-Clássicos Encantados
– Bom dia todas as cores, de Ruth Rocha
– Palavras muitas palavras, de Ruth Rocha
– O menino que detestava escova de dentes, de Zehra Hicks