A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, inaugurou neste sábado (26) o Complexo Viário Doutor Brasil e Marcelo Salomão, que conecta as avenidas Leão XIII e Carlos Eduardo de Gaspari Consoni, cruzando a Avenida Maurílio Biagi. A cerimônia de inauguração aconteceu às 9h30, e o tráfego está liberado.
O complexo foi planejado para melhorar o deslocamento entre as zonas Sul e Leste. Uma das pontes liga a Rua Domingos Adilson Canesin – continuação da Avenida Carlos Eduardo de Gaspari Consoni, na Zona Sul – à Avenida Leão XIII, na Zona Leste. A outra ponte, em sentido oposto, conecta a Avenida Leão XIII à Rua Olderige Margarido, com acesso direto às avenidas Portugal e Carlos Eduardo de Gaspari Consoni.
O projeto inclui nova semaforização, sinalização horizontal e vertical, favorecendo a fluidez do trânsito, a segurança viária e a valorização urbana. O complexo também foi projetado com foco em acessibilidade, com rampas de acesso e semáforos específicos para pedestres e ciclistas, ampliando a segurança e a inclusão.
A obra, executada pela empresa Autem Engenharia Ltda., custou R$ 8.390.482,47, valor este que foi financiado pela Prefeitura junto ao Banco do Brasil.
A denominação do Complexo foi formalizada pelo Decreto nº 157, sancionado pelo prefeito Ricardo Silva, atendendo a uma indicação do vereador Jean Corauci.



