O Estado de São Paulo confirmou, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (8), que Ribeirão Preto está classificada na fase amarela do Plano São Paulo, que estuda a reabertura gradual e flexibilização da quarentena nas regiões paulistas.
O anúncio acontece após dois adiamentos, um no dia 4 de janeiro e outro no dia 7. Com a nova atualização, quatro regiões estão classificadas na fase laranja, e são elas: Registro, Sorocaba, Marília e Presidente Prudente. Todo o restante do estado está na fase amarela.
Boletim Epidemiológico
Segundo o Boletim Epidemiológico de Ribeirão Preto, desde o início de 2021, 2.569 casos foram notificados, mas 1.453 exames ainda estão em observação. No total, 40.437 pessoas testaram positivo para o exame do vírus desde o início dos casos em Ribeirão Preto.
Em relação ao número de óbitos, o total é de 976. A letalidade do vírus na cidade, segundo dados apresentados pela prefeitura, é de 2,4%.
Vacina
Em coletiva realizada no início da tarde desta quinta-feira (7), o Governo Estadual Paulista anunciou a eficácia de 78% da vacina CoronaVac, feita pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A taxa mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 50%.
A partir destes dados, foi solicitado o uso emergencial da vacina para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que o imunizante seja registrado.
O início da vacinação em todo o estado está previsto para começar no dia 25 de janeiro.
Fases do Plano São Paulo
Vermelha – Alerta máximo, com liberação apenas para serviços essenciais.
Laranja – Fase de atenção, com eventuais liberações.
Amarela – Fase controlada, com maior liberação de atividades.
Verde – Fase de abertura parcial, com menores restrições.
Azul – Fase de controle da doença, com a liberação de todas as atividades com protocolos.