Uma aluna da escola estadual José Inocêncio Costa, em Matão-SP, foi espancada por dois irmãos – incluindo um maior de idade – enquanto deixava a unidade educacional após o período escolar, nesta terça-feira (07).
A violência aconteceu na rua Cesário Motta, no Centro do município, localizado a 100 km de Ribeirão Preto.
No momento do crime, a vítima atravessava a via pública quando foi atingida por um soco na boca, desferido por um homem de 19 anos. Em seguida, a sua irmã, menor de idade, dá sequência à violência.
Após a violência, que ainda deve ter a causa apurada, a jovem foi socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com diversos ferimentos. Levada ao Pronto-Socorro da cidade, a estudante chegou a ficar internada em observação.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado. A agressora responderá por ato infracional, enquanto o seu irmão foi indiciado por agressão contra menor de idade – o homem, entretanto, fugiu e não foi localizado até a publicação do texto.
Outro lado
A Secretaria Estadual da Educação se manifestou após pedido do jornalismo do TH+ Portal. Confira a posição na íntegra:
“A Unidade Regional de Ensino de Araraquara repudia todo e qualquer tipo de violência, dentro ou fora da escola. Assim que tomou conhecimento da briga, ocorrida fora da unidade, a gestão escolar acolheu a vítima e acionou os responsáveis e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os responsáveis pela aluna agressora também foram convocados para tomarem conhecimento das medidas disciplinares cabíveis. Um profissional do programa Psicólogos nas Escolas foi designado para prestar atendimento à aluna agredida.
A polícia militar foi acionada e um boletim de ocorrência foi registrado. A equipe regional do Programa de Melhoria de Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP) vai apoiar a escola em ações de promoção da cultura de paz e da melhoria da convivência em ambiente escolar. A URE de Araraquara e a unidade escolar estão à disposição da comunidade para os esclarecimentos necessários”.



