Estudantes de Ribeirão Preto participaram de manifestação na USP e calçadão

Estudantes e professores de universidades públicas e privadas voltaram às ruas nesta quinta-feira (30), para protestar contra o contingenciamento de recursos no orçamento da educação. De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), à frente da organização, estavam programados 150 atos em todas as unidades da federação e no exterior.

O objetivo é reunir um número ainda maior de pessoas do que os milhares que se manifestaram no último dia 15 de maio. O governo alega que os contingenciamentos, de cerca de 30% na verba discricionária das universidades (cerca de 3,5% do total), são reflexo da crise fiscal da União, que deve ter novo déficit em 2019.

Mais de 60 cidades participaram do ato na manhã de hoje. Em Ribeirão Preto, pela manhã, estudantes se mobilizaram na frente do portão principal da USP com panfletagens e chamamento para um outro ato. À tarde, os manifestantes estiveram na esplanada do Theatro Pedro II, calçadão, para uma mostra de trabalhos científicos e também destacar a importância da universidade e o impacto que a produção tem na vida de cada um, depois saíram em passeata pelo centro da cidade. Cerca de 50.000 pessoas protestaram em todo o País. Várias cidades na região de Ribeirão Preto, também participaram dos atos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS