Estudo em Batatais: números parciais indicam 1,2 mil infecções por dia

Dos testes positivos 95% das pessoas não sabem onde se contaminou

0
Paciente faz exame de covid - Foto: Agência Brasil

O resultado parcial do Inquérito Sorológico em Batatais indica que a cidade possui 1,2 mil infecções de covid-19 por dia. Os dados fazem parte da primeira das seis etapas do estudo, iniciado no dia 29, que terá a duração de três meses.

Conforme os números obtidos pelo Instituto Butantan, 65% dos infectados são assintomáticos e 35% apresentaram algum sintoma. Dos que testaram positivo, 30% tinha menos de 20 anos e 95% não sabem onde se infectou.

A segunda etapa do estudo se encerrou neste sábado (12) e foi iniciado no dia anterior.

O projeto

O Instituto Butantan iniciou no dia 29 de maio o projeto Isolamento Inteligente em Batatais. A medida busca identificar casos de Covid-19 por meio da testagem em massa da população e, desta forma, estabelecer uma política pública mais eficiente de combate à pandemia.

Para dar efetividade ao projeto, foram fornecidos testes rápidos RT-PCR para que possam ser feitos em pacientes que apresentem ou não sintomas (que tenham tido contato com pessoas infectadas). A partir disso, os resultados serão registrados em um aplicado chamado Tainá/ Global Health Monitor.

O Butantan também vai realizar um inquérito domiciliar com aproximadamente 2 mil casas. Para isso, houve uma divisão em 11 regiões da cidade e, em cada parte será feito uma um sorteio de 32 casas que serão visitadas por agentes de saúde.

Este modelo se repetirá por três meses e a cada 15 dias um novo sorteio será realizado e novas residências em cada região serão visitadas. Se acaso algum morador algum sintoma da doença ou contato, deverá procurar uma unidade de saúde, realizar o exame que, logo depois, será enviado pelo aplicativo.

Os dados obtidos serão mantidos em segurança e ninguém terá acesso.

O município de Taquaritinga também faz parte do projeto, mas ainda não teve os dados divulgados, já que o início dos estudos foi no último dia 3.