“Estou gostando muito do clube de leitura”, afirma H.S., de 17 anos, acolhido na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), em Ribeirão Preto. Ele faz parte de um dos três grupos que acontecem naquela instituição no município, em formato virtual, e reúnem cerca de 20 participantes ao todo. “São momentos em que trocamos ideias sobre textos diversos e poemas. A cada dia me desperta mais interesse em ler”, acrescenta ele.
“Aprendo e descubro coisas novas e, consequentemente, isso contribui para meus estudos. O clube me proporciona fazer uma nova leitura sobre a vida. O livro me traz sensibilidade, criatividade e renovação de pensamentos. Participar do Clube é um momento de desconstrução de valores, de reflexão e descontração. Sou muito grato por esses momentos”, completa H.S.
Além de Ribeirão, o Clube de Leitura 2.0 está presente em unidades da Fundação Casa da Capital, Campinas e Mirassol. E em outras instituições, como os Centros Educacionais Comunitários (CEC) da Pastoral do Menor de Sorocaba, por exemplo. “A minha convivência no clube de leitura está sendo muito legal. Estou aprendendo muitas coisas”, relata Ryan Alexandre Ugueto, de 13 anos, que faz parte de um dos grupos realizados no CEC Júlio de Mesquita, daquele município. “Os livros são muito legais, um mais legal que o outro. Meu livro favorito até agora foi o livro da burrinha (conto “O filho da mulher que só pensava nela mesma”, de Ricardo Azevedo) e do menino da camisa vermelha (“O garoto da camisa vermelha”, de Otávio Júnior).
Sobre o evento que comemora a realização do ciclo, a coordenadora do projeto no estado de SP, Hanna Gladys, observa que a celebração da primeira edição do projeto já é um grande sucesso. “Contamos com 758 participantes em 38 cidades, já que o formato on-line permitiu que extrapolássemos o número inicial de dez municípios”, menciona. “Tivemos resultados bem expressivos no incentivo à leitura e no trabalho de acolhimento por meio da Biblioterapia”, explica Hanna.
“Nessa etapa final, atuamos para incentivar que os participantes também fossem protagonistas das suas histórias e dos seus sonhos. O projeto irá publicar um e-Book especial com textos escritos durante as sessões dos clubes e nossa expectativa é inspirar novas e novos adolescentes para imersão no mundo literário”, completa ela.
E-book – Durante o evento, além da presença do escritor Luiz Puntel, especialistas em prática de leitura, adolescentes participantes do projeto, também está previsto o lançamento do e-Book “Histórias para novos finais”, a partir do livro “O menino que sonhava de olhos abertos”, de autoria de Galeno Amorim, com diferentes desfechos produzidos pelos adolescentes. O Clube de Leitura 2.0 é uma iniciativa do Observatório do Livro, uma fundação privada, selecionada em edital para captar recursos pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo. Vale destacar o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP).
Serviço:
Evento: “Clube de Leitura 2.0: instrumento de formação da identidade e autonomia de adolescentes”
Data e horário: Quarta-feira (13/9). Das 19 às 21h
Transmissão: Canal do Galeno