RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

CPI dos Semáforos interroga ex-secretário de Obras nesta segunda-feira

Oitiva com Pedro Luiz Pegoraro acontece a partir das 16 horas; Assista pelo YouTube

Prevista para acontecer na última semana, a audiência precisou ser remarcada por pedido de Pegoraro | Foto: Arquivo TH+ Portal

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Semáforos da Câmara Municipal de Ribeirão Preto realiza nesta segunda-feira (20), a partir das 16 horas, a oitiva do ex-secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.

A audiência estava prevista para acontecer em 13 de outubro, porém precisou ser adiada por pedido do próprio Pegoraro.

A oitiva ocorre após o depoimento do secretário municipal de Obras Públicas, Walter Telli, prestado na quarta-feira (08). Na ocasião, o secretário afirmou que o município poderá gastar mais de R$ 20 milhões sem garantia de que o sistema inteligente de semáforos vá funcionar plenamente.

Segundo Telli, o problema decorre de falta de planejamento nas licitações da mobilidade urbana e de obstruções em dutos de fibra ótica que impedem a ligação do sistema à Central de Controle de Operações (CCO) da RP Mobi.

O secretário também relatou o impasse técnico que ocorre na ligação do eixo Norte-Sul, especialmente no cruzamento das avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, envolvendo serviços executados pela empresa JZ Engenharia — responsável pelos corredores de ônibus entregues em 2022.

O primeiro interrogado foi Marcelo Galli, superintendente da RP Mobi. Na oitiva, Galli afirmou que não participou da gestão municipal na época da licitação e atribuiu os problemas a falhas de projeto.

“O projeto fala uma coisa, mas o estrutural talvez não tenha sido dimensionado corretamente, o que acabou gerando falta de materiais e, consequentemente, atrasos na execução. Acredito que, por erro da empresa ou da Secretaria de Obras, esses problemas tenham ocorrido”, declarou.

O superintendente também destacou que as obras do ITS e dos corredores de ônibus deveriam ter avançado de forma integrada, mas não caminharam juntas, o que comprometeu o andamento do cronograma.

Outro ponto crítico é a situação da fibra óptica, que segue desligada. Segundo Galli, há um problema grave de interrupção na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, que impede a chegada dos cabos ao trecho final na avenida Thomaz Alberto Whately.

A empresa JZ Construtora, responsável pelos dutos de fibra ótica, não estaria sendo localizada pela Prefeitura para refazer o serviço e, de acordo com o superintendente, estaria em processo de falência.

A mesma JZ Construtora recebeu aproximadamente R$ 27 milhões entre 2021 e 2022 em contratos referentes às obras dos corredores de ônibus. Agora, além de não concluir o serviço de dutos no ITS, a empresa é apontada como desaparecida pela Prefeitura.

Galli afirmou ainda não saber se o consórcio foi formalmente notificado pelos atrasos e reforçou a gravidade dos problemas estruturais do projeto.

Instalada no fim de agosto, a CPI dos Semáforos foi criada para investigar contratos firmados pela Prefeitura de Ribeirão Preto com o Consórcio ITS, responsável pela instalação, operação e manutenção do sistema semafórico inteligente. O consórcio, formado pelas empresas Sigma Engenharia, Kapsch TrafficCom e Sitran Sinalização de Trânsito, foi contratado em novembro de 2022, por R$ 19,49 milhões, para a instalação de 90 equipamentos em 30 cruzamentos da cidade.

Clique aqui e leia com exclusividade o documento investigado.

A comissão é formada pelo presidente vereador Isaac Antunes (PL), o vice-presidente o vereador Jean Corauci (PSD) e o relator o vereador Daniel Gobbi (PP). A audiência será sediada no plenário da Casa e é aberta ao público. Também é possível assistir através do YouTube da TV Câmara. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS