A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Semáforos da Câmara Municipal de Ribeirão Preto realiza nesta segunda-feira (20), a partir das 16 horas, a oitiva do ex-secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.
A audiência estava prevista para acontecer em 13 de outubro, porém precisou ser adiada por pedido do próprio Pegoraro.
A oitiva ocorre após o depoimento do secretário municipal de Obras Públicas, Walter Telli, prestado na quarta-feira (08). Na ocasião, o secretário afirmou que o município poderá gastar mais de R$ 20 milhões sem garantia de que o sistema inteligente de semáforos vá funcionar plenamente.
Segundo Telli, o problema decorre de falta de planejamento nas licitações da mobilidade urbana e de obstruções em dutos de fibra ótica que impedem a ligação do sistema à Central de Controle de Operações (CCO) da RP Mobi.
O secretário também relatou o impasse técnico que ocorre na ligação do eixo Norte-Sul, especialmente no cruzamento das avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, envolvendo serviços executados pela empresa JZ Engenharia — responsável pelos corredores de ônibus entregues em 2022.
O primeiro interrogado foi Marcelo Galli, superintendente da RP Mobi. Na oitiva, Galli afirmou que não participou da gestão municipal na época da licitação e atribuiu os problemas a falhas de projeto.
“O projeto fala uma coisa, mas o estrutural talvez não tenha sido dimensionado corretamente, o que acabou gerando falta de materiais e, consequentemente, atrasos na execução. Acredito que, por erro da empresa ou da Secretaria de Obras, esses problemas tenham ocorrido”, declarou.
O superintendente também destacou que as obras do ITS e dos corredores de ônibus deveriam ter avançado de forma integrada, mas não caminharam juntas, o que comprometeu o andamento do cronograma.
Outro ponto crítico é a situação da fibra óptica, que segue desligada. Segundo Galli, há um problema grave de interrupção na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, que impede a chegada dos cabos ao trecho final na avenida Thomaz Alberto Whately.
A empresa JZ Construtora, responsável pelos dutos de fibra ótica, não estaria sendo localizada pela Prefeitura para refazer o serviço e, de acordo com o superintendente, estaria em processo de falência.
A mesma JZ Construtora recebeu aproximadamente R$ 27 milhões entre 2021 e 2022 em contratos referentes às obras dos corredores de ônibus. Agora, além de não concluir o serviço de dutos no ITS, a empresa é apontada como desaparecida pela Prefeitura.
Galli afirmou ainda não saber se o consórcio foi formalmente notificado pelos atrasos e reforçou a gravidade dos problemas estruturais do projeto.
Instalada no fim de agosto, a CPI dos Semáforos foi criada para investigar contratos firmados pela Prefeitura de Ribeirão Preto com o Consórcio ITS, responsável pela instalação, operação e manutenção do sistema semafórico inteligente. O consórcio, formado pelas empresas Sigma Engenharia, Kapsch TrafficCom e Sitran Sinalização de Trânsito, foi contratado em novembro de 2022, por R$ 19,49 milhões, para a instalação de 90 equipamentos em 30 cruzamentos da cidade.
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A comissão é formada pelo presidente vereador Isaac Antunes (PL), o vice-presidente o vereador Jean Corauci (PSD) e o relator o vereador Daniel Gobbi (PP). A audiência será sediada no plenário da Casa e é aberta ao público. Também é possível assistir através do YouTube da TV Câmara.



