Uma exposição com obras restauradas através do Projeto de Conservação e Restauração do acervo dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto pode ser visitada gratuitamente no Ribeirão Shopping até 7 de outubro. A exposição reúne cerca de 30 obras de 1912 a 1954 em óleo sobre tela, aquarela e fotografias, assinadas por Jorge Maltieira, Franjanz Vaz, Pedro Sella Jr., Távola, G. Perecinotto, Messias Toledo, J.J. Canova, Oscar Pereira da Silva, Guido Lami, Trajano Vaz Paris, F. Azquarone, entre outros artistas plásticos.
As obras retratam locais históricos de Ribeirão Preto, como a Velha Matriz na Praça XV, a sede da fazenda Monte Alegre, Praça da Bandeira e Rua Querino de Andrade, Teatro Carlos Gomes, Igreja Matriz Primitiva de Ribeirão Preto, antiga estação de trem da Mogiana e casas antigas da cidade. Além disso, os visitantes podem apreciar retratos de personalidades históricas, entre elas, Francisco Schmidt, Marechal Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais, Arcebispo Dom Alberto Gonçalves e Plínio Travassos dos Santos.
Nos meses de abril e maio de 2018, o acervo do Museu Histórico e do Café de Ribeirão passou por um diagnóstico para avaliar o estado de conservação de parte de seu acervo e de sua reserva técnica. No total, 86 obras foram restauradas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.
“O tratamento proposto para o acervo seguiu as normas de conservação e restauro, respeitando os princípios da restauração com a mínima intervenção, a reversibilidade dos materiais e o respeito à integridade estética, histórica e material das obras”, acrescenta José Venancio Júnior, diretor do Museu Histórico e do Café.
Serviço
*Exposição Obras restauradas através do Projeto de Conservação e Restauração do acervo dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto
Quando: de 23 de setembro a 07 de outubro
Onde: Ateliê CH Faria – Setor Mogiana do Ribeirão Shopping
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h
Quanto: acesso gratuito