Família mora há seis anos em área de contenção de esgoto

Situação contrasta com o local que filha e pai moram há mais de seis anos, mas expõe problemas sociais que a cidade de Ribeirão Preto vive diariamente

0
Foto: Desirée Teixeira

O bairro Jardim Botânico, na Zona Sul de Ribeirão, é conhecido por ser uma área privilegiada e de luxo, mas um detalhe chama a atenção. Você precisa estar bem atento para perceber que o extremo está presente nessa região da cidade. Ao lado de uma lagoa de contenção, mora uma mulher, com o seu pai e dois cachorros, vivendo com a pobreza e a degradação humana.

Carla, 42, que vende recicláveis, está nesse local há seis anos. Para ter um pouco de privacidade, construiu um pequeno cercado e colocou um lençol, diminuindo um pouco a exposição. Recentemente, sofreu com uma picada de escorpião, foi para a UPA e hoje se recupera, com muitas dores. Na miséria visível, as roupas penduradas, remédios e comida no chão, o local é úmido, tem cheiro forte, pois está apenas a seis metros do esgoto, e quando chove há enchentes.

A mulher e o pai recebem doações de cobertas e marmitas por pessoas que conhecem a situação, mas não é o suficiente. Além do pai de 64 anos, Carla também vivia com o marido, que morreu no ano passado após sofrer um ataque epilético. E no meio do sonho de ter uma casa, mas com a realidade dura, Carla diz: “perdi muita coisa boa”.