Começa nesta sexta-feira (18) o Festival Choro da Casa. Idealizado e realizado pelo coletivo Choro da Casa, o evento, que ocorre até domingo (20), tem como missão promover o choro em sua diversidade, valorizando tanto os mestres consagrados quanto a nova geração de músicos.
O evento acontece em Ribeirão Preto desde 2012 e, ao longo dos anos, consolidou-se como um dos principais festivais dedicados ao gênero musical no Brasil.
Desde sua primeira edição, o festival conta com o apoio de instituições como o SESC Serviço Social do Comércio e a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
Um dos pilares do festival é a acessibilidade: as apresentações são gratuitas e realizadas em espaços públicos e de fácil acesso, como ruas e praças, aproximando a música instrumental da população passante e dos amantes do gênero que acompanham a programação por meio da divulgação.
Outro destaque é o caráter nacional do encontro. A cada edição, o festival reúne músicos de várias regiões do Brasil, promovendo um intercâmbio artístico que enriquece o cenário do choro. Essa mistura entre tradição e renovação se reflete nas programações que unem nomes históricos do choro com novos talentos da cena instrumental.
Ao longo de três dias do mês de julho, o Festival oferece uma programação intensa e variada, com shows, rodas de choro e bate-papos.
Em 2025, a 12ª edição com uma programação super especial com apresentações por diversos importantes polos de cultura de ribeirão, como: Biblioteca Sinhá Junqueira, Sesc, Teatro Minaz, Via Luce, Cine Belas Artes e Coreto Belmácio Godinho localizado na Praça XV centro.
Programação
Sexta-feira (18)
18H30 – Bate Papo com o pianista Hercules Gomes ( teatro Minaz)
20H00 – Fios de Choro + Caetano Brasil (Sesc)
23H00 – Roda de Choro Via Lucce
Sábado (19)
11H30 – Roda Choda da Casa no Coreto Belmácio, Convidado Tigrão da Flauta e Zaza saxofone (calçadão)
13H00 – Feijoada Zequinha roda com Welinton Gama e o clarinetista Anderson Mineiro ( Bar Do Chorinho)
16H00 – Bira da Flauta e regional ( Biblioteca Bsj)
17H30 – Flautista Everton Campos Toca Patápio ( Biblioteca bsj)
20H00- Piano de Hercules Gomez e Choro da Casa ( Teatro Minaz)
23H00 – Roda de Choro Pizzaria Via Luce
Domingo (20)
09H30 – Choro na Esquina convida bandolinista Altino Toledo (Minaz)
14H00 – Documentário Festival Choro da Casa entrevista ( Cine casa bela Artes)
16H00 – Bandão de Choro da Casa (Sesc)
17H30 – Roda de Choro Via Lucce



