RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fim de semana de pós-Carnaval pode ter recorde de calor em SP

Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos

A principal recomendação em saúde é que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água | Foto: Divulgação/Sabesp

Quem pretende aproveitar os últimos blocos do pós-Carnaval de São Paulo deve se preparar para abusar do protetor solar e da hidratação. O fim de semana deve ser de forte calor em todo o estado, segundo as previsões.

A onda de calor que atinge São Paulo, Mato Grosso do Sul e partes do sul do país deve avançar nestes dias, aponta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos.

No oeste do estado, cidades como Presidente Prudente e Araçatuba, por exemplo, têm alerta de grande perigo por causa do calor.

A capital paulista poderá ter no domingo (9) máxima de até 35°C. Se isso ocorrer, será a maior temperatura do verão e, por consequência, do ano. No último dia 2, a cidade registrou o recorde de 34,8°C. É a maior temperatura para um mês de março desde 1943, quando o instituto começou a fazer a série histórica.

A cidade de São Paulo completou nesta quinta-feira (6) 20 dias seguidos com temperaturas máximas acima de 31°C. As medições foram feitas na estação automática do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte.

A última vez que a máxima na capital paulista ficou abaixo de 30°C foi no dia 14 de fevereiro, quando a temperatura de 29,5°C acabou registrada, o que interrompeu uma sequência de oito dias com termômetros também acima de 31°C.

Para quem planeja passar o fim de semana na praia, os termômetros também deverão ficar acima dos 30°C na Baixada Santista e nas cidades do litoral norte. Não há previsão de chuva.

A boa notícia para quem não está suportando mais tanto calor, é que no domingo uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e enfraquece o bloqueio atmosférico, aumentando as condições para chuva e queda da temperatura no início da próxima semana.

“A frente fria põe fim à longa onda de calor com queda acentuada da temperatura e marcas nos termômetros até 10°C ou mais abaixo do que vinha se registrando nas tardes anteriores”, afirma a Metsul Meteorologia.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS