EDUARDO SCHIAVONI – O mistério acabou. Depois de movimentar, por anos, o cenário político de Ribeirão Preto com informações e comentários que causam repercussões imediatas, o perfil Paulo Sartre resolveu expor a identidade do seu autor: trata-se do ex-secretário de Educação de Ribeirão Preto, Angelo Invernizzi Lopes.
“Não é pegadinha do Mallandro. Eu sou o administrador do blog do Paulo Sarte”, disse o comentarista, em contato com o autor desta matéria. “Estava dando muito trabalho manter o mistério, então resolvi assumir que sou o responsável intelectual pelas postagens”, disse.
Ele conta que decidiu informar a mudança na página do blog, no inicio de fevereiro, admitindo ser o personagem. “Mas o pessoal vê as postagens e muitas vezes não checa a biografia”, disse.
A combinação certeira de alguém que viveu, por dentro, os bastidores da política e tinha disposição para entregar os bastidores foi instantaneamente explosiva. Em determinados momentos, Sartre pautou temas e a própria imprensa.
Contou, para isso, com a ajuda de uma rede de colaboradores. “Houve muitas pessoas que passavam coisas, conversavam comigo sem nem fazerem ideia da minha identidade”, explica.
COMBINAÇÃO EXPLOSIVA
Segundo Lopes, as primeiras postagens ocorreram no final de 2016 como forma de livrá-lo “de uma mordaça”. Na ocasião, estava em pleno curso a Operação Sevandija, iniciada justamente na investigação de contratos da pasta que Lopes comandava. Sobre o assunto, ele não comenta, por orientação de sua defesa.
Sartre teve relação com todos os jornalistas que cobriam a política da cidade. Falava, em maior ou menor escala, com todos os veículos de comunicação e chegou até a participar de matérias. Mas é modesto: “colaborei em algumas matérias”, informa.
BASTIDORES
A identidade de Paulo Sartre, desde então, causou acalorados debates. Há quem defenda que se trata de uma série de autores, o que Lopes rechaça. “Sou só eu mesmo. Às vezes variava o estilo, mas essa história de que o Chiavenato [o jornalista Zé Fernando] ou o Schiavoni [este escriba] escrevem no blog não procede”, diz Lopes.
Lopes conta ainda que foi muito procurado por assessores da prefeitura, e também de vereadores. “Muita gente gostava de fazer denúncia contra colegas e concorrentes. Com muitos documentos inclusive”, comenta, sem relevar nomes.
Lopes informou que pretende continuar abordando os assuntos da política da cidade em sua página. Agora sem o manto do anonimato. “Tenho muitos contatos e fontes e isso não tem como negar”, informa.