RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Finalmente com Bigodini, Câmara vota PL que dá prioridade no embarque do transporte público para deficientes

Vereador afastado teve o atestado psiquiátrico vencido na última semana e não apresentou um novo pedido de licença, até o momento

Bigodini durante discurso na Câmara | Foto: Thaisa Coroado

Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (20), finalmente com a possível presença do vereador Bigodini (MDB), a Câmara de Ribeirão Preto vota o Projeto de Lei N°240/2025 que dá prioridade no embarque e desembarque do transporte público à deficientes ou usuários com mobilidade reduzida. 

O texto foi apresentado pelo vereador Paulo Modas (PSD) e será votado a partir de discussão única. 

A proposta ainda define que se instale placas ou cartazes nos terminais de ônibus urbanos com o objetivo de informar o direito à prioridade no embarque e desembarque dos passageiros tratados na sugestão de ordem.

“Esta iniciativa busca promover a inclusão e o respeito aos direitos desses grupos, proporcionando-lhes maior acessibilidade e conforto durante o uso do transporte público”, justifica o político. 

Bigodini de volta

Após o término do prazo de afastamento definido por um atestado psiquiátrico e a ausência de um novo pedido de licença até a publicação deste texto, o vereador Bigodini (MDB) deve retornar aos trabalhos legislativos nesta segunda-feira (20). 

O documento teve sua validade vencida na última quarta-feira (15). O atestado foi válido por 10 dias, sendo o segundo apresentado pelo vereador barbeiro após acidente de trânsito ocorrido na avenida do café, durante a madrugada do dia 28 de setembro. 

Conforme apurado pelo jornalismo do TH+ Portal, o código CID-10 F43.2, justificado pelo médico competente para o segundo afastamento do político, corresponde ao diagnóstico de “Transtorno de Estresse Pós-Traumático”.

Esse transtorno é caracterizado pelo desenvolvimento de sintomas específicos após a exposição a um evento traumático intenso, que pode envolver ameaça à vida, violência, desastre, acidentes graves, entre outros.

Neste quadro, o paciente pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Revivência persistente do evento traumático, como flashbacks, pesadelos e memórias intrusivas.
  • Evitação de estímulos associados ao trauma, incluindo lugares, pessoas ou situações que lembram o evento.
  • Alterações negativas na cognição e no humor, como sentimentos de tristeza, culpa, medo, desapego emocional ou perda de interesse em atividades antes prazerosas.
  • Sintomas de hiperexcitabilidade, incluindo irritabilidade, dificuldade para dormir, alerta exagerado, dificuldade de concentração e resposta exagerada a sustos.

O primeiro pedido de afastamento aconteceu em data seguinte ao acidente, sendo válido por quatro dias. O documento foi justificado por quadro de ansiedade. 

Ordem do Dia 

Na íntegra, saiba o que será votado durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (20): 

ItemMatériaResultado
1
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 240/2025 – Paulo Modas – ASSEGURA A PRIORIDADE NO EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS NOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO, ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA, CONFORME ESPECIFICA.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 281/2025 ao PL 240/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 260/2025 ao PL 240/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
2
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 396/2025 – Junin Dêdê – INSTITUI O DIA DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA FEMININA DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 258/2025 ao PL 396/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 279/2025 ao PL 396/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Franco FerroMatéria não sujeita a votação.
3
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 438/2025 – Daniel do Busão – DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL A ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULOMatéria não votada
Parecer CFOFCT nº 261/2025 ao PL 438/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 283/2025 ao PL 438/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
4
Discussão Única do  Projeto de Resolução nº 38/2025 – André Rodini – INSTITUI, O “PRÊMIO INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E PESQUISA”, DESTINADO A RECONHECER PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DE DESTAQUE QUE GEREM IMPACTO SOCIAL, ECONÔMICO, AMBIENTAL OU ACADÊMICO NO MUNICÍPIO.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 282/2025 ao PR 38/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 259/2025 ao PR 38/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
5
Discussão Única do  Veto nº 37/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI Nº 288/2025, DE AUTORIA DO VEREADOR MAURÍCIO GASPARINI, QUE INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E ATENÇÃO À OBESIDADE INFANTIL.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 280/2025 ao VET 37/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Franco FerroMatéria não sujeita a votação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS