Finalmente, Ribeirão receberá vacina da dengue

Sintomas da dengue
Foto: Reprodução

Após uma série de esforços coordenados dos prefeitos das maiores cidades brasileiras, o Ministério da Saúde anunciou a redistribuição de vacinas da dengue para 50 municípios do estado de São Paulo, entre eles  Ribeirão Preto. Esta iniciativa, que visa ampliar a imunização contra a doença, representa um marco na estratégia de combate à dengue na região.

No dia 19 de março, o prefeito de Ribeirão Preto e vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional pela Frente Nacional de Prefeitos esteve presente junto a uma comitiva dos prefeitos das principais cidades brasileiras, pleiteando a distribuição das vacinas ao Ministério da Saúde. Este esforço em conjunto resultou na inclusão da cidade entre as contempladas com a redistribuição das doses da vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda.

A distribuição das vacinas seguirá as diretrizes do Programa Estadual de Imunizações, aguardando-se o repasse efetivo das doses para que a aplicação seja iniciada. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) será responsável por coordenar o processo, inclusive remanejando doses não utilizadas por outros municípios.

“Estivemos em Brasília em março em audiência com ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela já havia nos antecipado sobre a possibilidade de revisar a lista de cidades selecionadas para receberem vacina contra a dengue. Ribeirão Preto foi contemplada e iniciaremos a imunização assim que recebermos as doses”, disse Duarte Nogueira.

A imunização será direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme orientação do governo federal. Com a chegada das novas doses, espera-se fortalecer ainda mais o calendário de vacinação e as estratégias locais de prevenção.

“Diante do atual cenário, em que mais 154 municípios brasileiros serão contemplados com a estratégia de ampliação da vacinação contra a dengue, essa é uma importante  ação para a saúde pública,representando um avanço na promoção desta, para toda a sociedade brasileira” ressalta Nogueira.

Com um total de 668 mil doses próximas do vencimento em 30 de abril, a medida visa garantir que o maior número possível de indivíduos seja protegido contra essa enfermidade, reforçando assim a segurança e bem-estar da população.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS