Fundação do Livro e Leitura divulga agenda cultural gratuita de abril; confira

Atividades começam nesta quarta-feira (2) com o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, às 20h, na sede da entidade. A participação nos encontros é gratuita e aberta ao público

A sede da Fundação do Livro e Leitura está localizada no Jardim América | Foto: Reprodução Google

A tradicional agenda cultural gratuita da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto já está com suas atividades do mês de abril programadas. A primeira delas é o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, coordenado pelo médico e escritor Nelson Jacintho. O encontro acontece na próxima quarta-feira, às 20h, na sede da entidade (Rua Prof. Mariano Siqueira, 81).

O evento é aberto e gratuito ao público e reúne escritores locais que participam de uma roda cultural, da literatura à música. “O sarau não é exclusivo para médicos ou escritores. É um espaço de recreação e literatura, onde todos podem participar”, convida Jacintho.

Cine Fórum exibe Proposta Indecente

Outra atividade aguardada tem seu encontro confirmado no mês de abril: o Cine Fórum exibe e debate o filme “Proposta Indecente”, de 1993, dirigido por Adrian Lyne e estrelado por Demi Moore, Robert Redford e Woody Harrelson. Os Gemêos do Cinema, André e Marcos de Castro coordenam a atividade na sede da Fundação do Livro e Leitura, no dia 12 de abril, às 18h.

Por conta da indicação ao Oscar de melhor atriz para Demi Moore, o filme já estava programado na agenda do Cine Fórum – essa foi a forma que o grupo encontrou de homenagear a atriz, fazendo justiça ao fato dela não ter vencido o Oscar. Outro ponto também fez com que o filme fosse escolhido neste mês: ele foi lançado no dia 7 de abril de 1993 nos EUA. “Isso, foi sem querer, mas vamos exibi-lo no seu aniversário de 32 anos. Esse filme sempre será debatido, relevante e atual”, destaca Marcos de Castro.

Após a exibição, o Cine Fórum abre espaço para uma roda de conversa entre os participantes. Uma das questões que será levantada ao público é o que cada um faria se tivesse no papel principal, com os dilemas apresentados no filme, como abrir mão do relacionamento. Essa questão pode ser atual e até aceita para alguns casais, mas na época, o filme não foi bem recebido pelo público e crítica. “Inclusive ele teve indicações para a Framboesa de Ouro de melhor atriz e ator. Mas hoje, muitos críticos, dizem que eles poderiam ter sido indicados ao Oscar pelas atuações”, comenta Marcos de Castro.

Educando para o Futuro

Do dia 23 a 25 de abril, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Usina Alta Mogiana, promove o projeto “Educando para o Futuro”, com a participação do G.U.T.E. (Grupo Urutau de Teatro Experimental) que vai até as escolas levando contações de histórias baseadas nas 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. As atividades acontecem em Guará e São Joaquim da Barra e são exclusivas para os alunos das instituições de ensino.

A contadora de histórias do G.U.T.E., Marcela Barbosa, explica que é através da contação de histórias que ela consegue sensibilizar os alunos para um desenvolvimento eficaz sobre as ODS. “Cidadania, igualdade de gênero, saúde e bem-estar terão uma abordagem mais enfática, de acordo com a escolha de cada escola”, explica.

Para que o público infantil se envolva com o tema, a contadora usa uma abordagem lúdica dos assuntos e traz personagens viajantes do tempo, oferecendo uma história cômica e educativa de todas as ODS apresentadas. “As crianças já conhecem os temas, já vivenciam, então vão assimilar ainda mais cada ponto expressado”, conta.

Serviço

Sarau

Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento

Data: 02/04 (quarta), às 20h

Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Cine Fórum

Exibição do filme “Proposta Indecente” (1993)

Data: 12/04 (sábado), às 18h

Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Projeto Educando para o Futuro – Contação de Histórias: Os 17 ODS da ONU

Com Marcela Barbosa

Data: 23 de abril (quarta), às 8h30

Local: EMEF Professora Adelaide Garnica – Rua José de Freitas Barbosa, 841, Jardim Paulista, Guará

Data: 24 de abril (quinta), às 8h30 e às 13h30

Local: EMEF Professor Creso Antônio Filleti – Rua Azizi Salomão, 669, em São Joaquim da Barra

Data: 25 de abril (sexta), às 13h

Local: EE Sylvio Torquato Junqueira – Rua Minas Gerais, 295, em São Joaquim da Barra

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS