Garis resgatam cachorro pela janela de apartamento em chamas

Três garis usaram mais de uma escada, uma emendada na outra, para resgatar um cãozinho que ficou preso na janela de um apartamento pegando fogo

Rede social/Reprodução

Um incêndio em apartamento na cidade Vila Velha (ES) ocorreu no dia 11 de maio passado. Os garis faziam a limpeza uma rua próxima.

Eles não pensaram duas vezes quando viram a fumaça e os gritos dos vizinhos: pararam o trabalho e correram para resgatar as duas moradoras, uma senhora de 78 anos, com problemas de saúde, e a filha dela, de 26 anos.

Junto com vizinhos e moradores da região, entraram no apartamento e retiraram as duas mulheres e um dos seus cachorros. O outro cãozinho tinha corrido para a janela gradeada, enquanto o fogo se alastrava.

Após muita tensão, os garis conseguiram tirar o animal de lá usando várias escadas e arriscando a própria vida.

“Nossa, eles foram de uma coragem e um coração sem tamanho. Não pensaram em si mesmos, nos riscos que corriam. Pensaram só em fazer tudo o que estivesse ao alcance deles enquanto os bombeiros não chegavam. Seres humanos assim fazem a diferença no mundo”, disse Ludmilla Portella, vizinha do apartamento que foi completamente destruído pelo incêndio.

As moradoras tiveram ferimentos leves, mas foram levadas para o Hospital de Velha por terem inalado fumaça. Hoje, estão morando na casa de parentes.

Outro Herói

Um pintor, ainda na mesma ocorrência, enfrentou fumaça para salvar duas mulheres e uma criança

Outro “herói” desse episódio triste é o pintor Danilo Santos. Ele e mais dois amigos estavam começando um trabalho quando viram o fogo e saíram batendo de porta em porta para avisar os moradores.

Danilo ajudou a retirar duas mulheres e uma criança de um apartamento que fica no mesmo andar do apartamento que pegou fogo. Elas estavam em pânico, não viam nada no corredor por conta da fumaça.

“Estávamos tomando café quando ouvimos o pessoal pedindo socorro. Pegamos o extintor, mas o fogo já tinha avançado muito. Fomos batendo nas portas e ajudando o pessoal descer.”

“Foi um momento de susto. A gente fica desesperado sem saber mais ou menos o que fazer. Mas graças a Deus nós agimos rápido. Depois do susto, eu fiquei tranquilo, por saber que não aconteceu nada de mal com ninguém.”

Danilo e os garis agiram antes da chegada dos bombeiros, que chegaram ao local logo em seguida. Em duas horas o incêndio já tinha sido controlado.

Alguns dias depois, os garis heróis foram homenageados pelo Corpo de Bombeiros.

O tenente-coronel Carlos Wagner Borges assina embaixo:

“A senhora de 78 anos poderia ter morrido. Quando eles chegaram nela, ela já tinha inalado muito gás. A homenagem é mais do que merecida pelo ato deles terem participado do salvamento e impedido a morte de duas pessoas”, disse ao jornal A Gazeta do município.

Causa do incêndio

Segundo apuração, existe a suspeita de que o incêndio foi provocado por um curto-circuito. As moradoras do apartamento disseram que usavam um cobertor elétrico quando tudo começou.

Não é de hoje que os profissionais da limpeza protagonizam atos heroicos. Agora, na pandemia, esses atos têm sido cada vez mais reconhecidos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS