Gol no último minuto garante vitória ao Botafogo

Tricolor bateu o Brusque por 1 a 0 e se distancia do rebaixamento

Foto: Léo Piva/Agência Botafogo/Divulgação

Com um belo gol marcado pelo lateral esquerdo Patrick Brey nos acréscimos do segundo tempo, o Botafogo venceu o Brusque por 1 a 0, nesta terça-feira (5), no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O camisa seis balançou as redes aos 48 minutos. Ele recuperou a bola no campo de defesa, arrancou e tocou para Alex Sandro, que devolveu dentro da grande área para o lateral tocar na saída do goleiro e estufar a rede adversária.

Com a vitória, o Tricolor subiu na classificação. Agora, ocupa a 14ª colocação, com 42 pontos –quatro a mais do que a Ponte Preta, primeiro clube na zona de rebaixamento.

O Pantera fará agora dois jogos consecutivos no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. Na próxima terça-feira (12), encara o Ceará, às 21h30. Seis dias depois (segunda-feira, 18), recebe o Avaí, às 21h.

O jogo

Com o objetivo de conquistar a segunda vitória consecutiva, o treinador Márcio Zanardi fez duas alterações na escalação do Botafogo em relação ao último jogo. Ele promoveu o retorno do meio-campista Carlos Manuel e escalou o atacante Toró nas vagas de Douglas Baggio e Emerson Negueba, que cumpriram suspensão.

Com essa formação, o Tricolor optou por marcar forte e explorar o contra-ataque.
Já o Brusque se lançou para o ataque e ameaçou aos 6 minutos, quando Pollero recebeu e ficou na cara do gol, mas o goleiro Victor Souza saiu bem e fez a defesa. O camisa um botafoguense ainda defendeu um chute de fora da área de Augustín González.

Com o passar do tempo, o Pantera equilibrou o jogo e valorizou a posse de bola. Aos 22 minutos, Gustavo Bochecha teve a chance em cobrança de falta, no entanto, a bola pegou na barreira e foi para escanteio. Quatro minutos depois, Patrick Brey recebeu pelo meio, carregou e encheu o pé. A bola desviou e assustou o goleiro Georgemy.

O time de Márcio Zanardi chegou também com Alexandre Jesus, que dominou na intermediária, girou e bateu para defesa de Georgemy.

Aos 41, o Brusque tentou em arremate de Diego Mathias e Victor Souza bem posicionado agarrou.

Nos acréscimos, o Botafogo ameaçou em cobrança de falta ensaiada. Patrick Brey recebeu dentro da área e cruzou, mas Georgemy saiu bem e cortou o cruzamento.

Na etapa complementar, o Tricolor criou a primeira grande chance da partida. Aos 5 minutos, Gustavo Bochecha tocou de calcanhar para Alexandre Jesus, que desviou de cabeça para o meio-campista finalizar e exigir excelente defesa de Georgemy. No rebote, Alexandre Jesus concluiu para fora.

Nove minutos depois, o Brusque respondeu. Paulinho cobrou falta da intermediária e Victor Souza espalmou para escanteio.

Com o objetivo de conquistar a vitória, Márcio Zanardi colocou Alex Sandro no lugar de Toró. Aos 16 minutos, após cobrança de escanteio, Gustavo Bochecha tentou de fora da área na direção de Ericson, que não conseguiu completar de letra e a bola saiu. Seis minutos depois, Patrick Brey recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro, mas ninguém apareceu na pequena área para marcar.

O treinador botafoguense ainda colocou Bruno Marques no lugar de Victor Andrade.

Já o Brusque se arriscou no setor ofensivo e assustou. Aos 30, Augustín González ficou com a sobra e concluiu próximo da trave de Victor Souza. Na sequência, Dentinho também bateu e o goleiro botafoguense defendeu.

Com o objetivo de dar mais ritmo, Zanardi colocou João Costa e Luquinha nos lugares de Sabit e Alexandre Jesus, respectivamente. Aos 45, Alex Sandro tocou para Bruno Marques, que chutou cruzado e Georgemy segurou.

O time da casa pressionou na reta final e ameaçou com Dentinho e Keké, que desperdiçaram boas oportunidades.

Aos 48, o Botafogo definiu o jogo no contra-ataque. Patrick Brey recuperou a bola no campo de defesa, arrancou e passou para Alex Sandro, que devolveu dentro da grande área para o lateral tocar na saída do goleiro e estufar a rede adversária.

**Por Igor Ramos