Guardiões da Cidade: GCM inaugura central de monitoramento por câmeras

Além de 22 novas câmeras de segurança, a instituição também recebeu viaturas, motocicletas, rádios e um drone para reforço das ações de segurança pública

Foto: Fernando Gonzaga

A Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto recebeu na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, novos equipamentos que serão utilizados diariamente para a proteção e segurança da população. O evento foi realizado na sede da GCM e contou com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Agora, a corporação passa a contar com mais três novas viaturas destinadas para reforço da Ronda Escolar e da Patrulha Maria da Penha, oito motocicletas, um drone, 41 novos rádios transceptores e uma sala que funcionará como Central de Monitoramento. Essa central faz parte da segunda fase de investimento do programa “Guardiões da Cidade”.

Nesta nova fase, 22 novas câmeras de monitoramento foram instaladas em 10 diferentes pontos da cidade. Essas imagens serão monitoradas na base da GCM por agentes que passaram por treinamento específico para atuarem com o software de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

“Esses novos equipamentos vão ajudar muito na integração do trabalho em conjunto entre a Guarda Civil Metropolitana com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Nossa central de monitoramento vai ajudar todas as forças policiais. Podemos agora trabalhar cada dia com mais eficiência”, destacou o comandante da GCM, Tiago Caldeira.

Os novos equipamentos foram obtidos através de investimento municipal e de emendas parlamentares no valor total de R$ 3.199.600,00. Compromissada com princípios morais e legais, os agentes da GCM trabalham pela manutenção da paz social em parceria com a comunidade ribeirão-pretana.

Guardiões da Cidade

Programa de monitoramento de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. No total 124 câmeras fazem parte do programa “Guardiões da Cidade”. Sendo que 40 câmeras (360º speed dome) estão previstas para o quadrilátero central e 84 câmeras fixas (bullet) distribuídas nas entradas e saídas da cidade.

Os equipamentos são integrados ao programa Detecta, software de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. As câmeras geram dados dos eventos para encaminhamento ao Detecta, que possui o maior conjunto de informações armazenadas da América Latina e integrará bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

O sistema é capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cidadão ribeirão-pretano.