O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu na última quarta-feira (15) uma representação ética contra ações publicitárias da Ambev junto com o cantor sertanejo Gusttavo Lima após o uso abusivo de álcool em uma live transmitida na casa do artista.
A live, intitulada como “Buteco em Casa”, transmitida no canal oficial do cantor no Youtube, contou com aproximadamente sete horas de duração e em diversos momentos o sertanejo ingere bebidas alcoólicas. Em certos momentos, o cantor afirma não querer passar mal exemplo, mas que queria transmitir sua vida sem filtro.
“A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas”, afirmou a instituição.
Em resposta ao Conar, a Ambev reconheceu que em algumas lives de outros cantores e de Gusttavo Lima as recomendações feitas não foram seguidas, mas disse que envia guias reforçando as regras do próprio Conar de publicidade de bebidas, treina as pessoas envolvidas nesses eventos e assegura medidas de higiene e distanciamento social.
“Estamos reforçando as regras dado esse novo contexto de entretenimento virtual e estamos mais do que nunca comprometidos com o consumo responsável de nossos produtos. Vale lembrar que a live é de propriedade do artista, muitas vezes realizada em sua casa, o que representa um desafio”, disse a Ambev em nota.
Ao todo, a live chegou a ter 2.6 milhões de espectadores simultâneos. Foram arrecadadas mais 1 milhão de quilos de alimentos, 300 mil álcool em gel, 400 mil máscaras, além de R$ 500 mil para 700 famílias do antigo lixão de Aparecida de Goiânia – GO.
“Além de shows ao vivo, estamos arrecadando e fazendo doações para entidades e pessoas carentes que neste momento passam por extrema necessidade… Estamos dividindo as nossas intimidades, mostrando ao público como é nossa vida fora dos palcos, compartilhando momentos únicos!!!”, disse o cantor no Twitter.
O vídeo da live já contabilizou 54,7 milhões de visualizações em menos de quatro dias na plataforma.