RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

HC se manifesta após liminar suspender encaminhamento de pacientes do SUS à Beneficência

Hospital das Clínicas divulgou uma nota à imprensa nesta quarta-feira (28)

HC-UE, localizado no Centro de Ribeirão Preto | Foto: Rede social

O Hospital das Clínicas assinou uma nota nesta quarta-feira (28) após a Prefeitura de Ribeirão Preto suspender o encaminhamento de pacientes atendidos na Rede Municipal de Saúde para o setor de urgência e emergência do Hospital Beneficência Portuguesa. A suspensão foi decidida por uma liminar concedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública do município.

Leia a posição na íntegra:

“A Unidade de Emergência do Complexo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – FMRP-USP informa que mantém o atendimento à rede de urgência e emergência, em conformidade com os fluxos assistenciais e critérios de regulação vigentes no Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo diante da possibilidade de aumento da demanda.

A instituição atua de forma integrada às Centrais de Regulação do Estado de São Paulo e do Município de Ribeirão Preto, com monitoramento contínuo da ocupação e dos fluxos assistenciais, adotando as medidas necessárias para garantir o adequado encaminhamento dos pacientes, bem como a qualidade e a segurança do atendimento prestado à população.

Ressalta-se que o atendimento na Unidade de Emergência segue os princípios de regulação, hierarquização e regionalização da assistência, de modo a assegurar o uso racional da capacidade instalada e a priorização dos casos de maior gravidade”.

SUSpenso

Em cumprimento à liminar concedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública do município, no âmbito de ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, suspendeu, nesta terça-feira (27), o encaminhamento de pacientes atendidos na Rede Municipal de Saúde para o setor de urgência e emergência do Hospital Beneficência Portuguesa.

A decisão judicial determinou a interrupção imediata dos encaminhamentos até que o hospital promova adequações estruturais e assistenciais consideradas indispensáveis para a segurança dos pacientes e a qualidade do atendimento.

De acordo com os autos, inspeções realizadas pelo COREN-SP e pela Vigilância Sanitária identificaram graves irregularidades, como superlotação, pacientes mantidos em macas nos corredores por vários dias, ausência de distanciamento mínimo entre leitos, insuficiência de profissionais e falhas na infraestrutura. Também foram constatados casos de pacientes em estado grave aguardando vaga de UTI.

Na mesma decisão, a juíza Lucilene Aparecida Canella de Melo concedeu prazo de 90 dias para que o hospital reorganize a sala de observação do Pronto Atendimento do SUS, garanta equipe multiprofissional completa, disponibilize equipamentos essenciais, assegure condições adequadas para acompanhantes e comprove o início das obras de adequação do projeto arquitetônico aprovado pela Vigilância Sanitária.

O secretário municipal da Saúde, Dr. Mauricio Godinho, afirmou que a rede municipal de saúde já está sendo reorganizada para mitigar os impactos da decisão. “Estamos estruturando a rede para que outros hospitais conveniados possam absorver um volume maior de pacientes encaminhados pelas UPAs, garantindo a continuidade do atendimento de urgência e emergência. É uma medida que exige ajustes operacionais, mas que está sendo conduzida com planejamento, responsabilidade e foco absoluto na segurança dos pacientes. Importante esclarecer que todos os repasses financeiros à entidade estão rigorosamente em dia”, destacou.

A Administração Municipal analisa a situação de forma criteriosa e estuda medidas para minimizar os impactos da suspensão sobre os fluxos assistenciais. Segundo o secretário municipal da Saúde, a Secretaria avalia os reflexos da decisão na rede de atendimento e adotará, sempre que necessário, providências adicionais para garantir o pleno funcionamento dos serviços e a assistência à população.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS