Hemocentro de Ribeirão precisa de doadores de sangue O Negativo com urgência

Hemocentro de Ribeirão precisa de doadores de sangue O Negativo com urgência
Imagem ilustrativa

O Hemocentro precisa urgente de doadores O NEGATIVO para atender a demanda de hoje e final semana. Há apenas duas bolsas de sangue, sendo que o estoque mínimo de segurança é de 66 bolsas.

As doações podem ser feitas no Hemocentro-sede, no campus da USP, ou no posto de coleta, na rua Quintino Bocaiuva, 470, perto da Unidade de Emergência.

Mais informações 0800.979.6049

O que deve saber quem vai doar sangue:

Se você for considerado apto para doar serão colhidos cerca de 450 ml do seu sangue. Para isto teremos que limpar seu braço com iodo. Se você for alérgico a este produto, por favor avise. Existe também doação por aférese. Informe-se.

Além da bolsa de doação serão colhidas amostras de sangue para exames.

O material utilizado para coleta é estéril e descartável e sendo assim não existe risco nenhum de contrair doenças infecciosas na doação.

Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente.

Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.

Mesmo para os exames que são realizados, existe uma pequena chance de dar resultados falsos, por isso é muito importante ser SINCERO na entrevista. Ela pode evitar que você transmita alguma doença através do seu sangue no caso de seus exames darem resultado negativo e você já ter uma infecção, porque os exames não podem detectar algumas doenças por um período, logo após a pessoa adquiri-las.

Também pode haver situações em que os exames não poderão ser realizados por inadequação das amostras.

Geralmente os doadores não apresentam problemas durante a doação, mas algumas pessoas podem sentir-se mal. Neste caso, diante de qualquer anormalidade avise o profissional que o está atendendo que ele interromperá imediatamente a coleta e procederá todos os cuidados necessários para sua pronta recuperação.

Apesar de todos os cuidados alguns doadores podem sentir tonturas durante o dia da doação e há o risco de aparecer hematomas e dor no local da punção.

Se tiver interesse, depois da realização dos exames você terá acesso aos resultados.

Caso seja encontrado alguma anormalidade você será chamado para confirmação de exames e receberá orientação do médico de nosso serviço.

Os resultados positivos para AIDS, Hepatite B e C, HTLV I e II, Sífilis e Chagas serão informados à Vigilância Epidemiológica.

Você também poderá ser chamado se o paciente que receber o seu sangue apresentar algum problema.

Você tem o direito de desistir da doação caso não se sinta seguro e não deve doar se considerar que seu sangue pode causar algum problema para quem for recebê-lo.

Esclareça todas as suas dúvidas durante a entrevista!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS