Os empresários estão otimistas com a chegada do fim do ano, e os consumidores devem ter boas oportunidades de compra nesta sexta-feira (25/11), durante a Black Friday.
É o que mostra um estudo exclusivo conduzido pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) junto aos lojistas sobre a expectativa para a data – considerada umas principais para o varejo – e para as compras de Natal.
A pesquisa foi feita pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi por meio de formulário eletrônico e apontou que 64,7% dos entrevistados têm boas ou ótimas expectativas para Black Friday e Natal. Para atender a alta na demanda, 38% dos comerciantes informaram que devem fazer contratações temporárias.
Mais da metade (52,9%) declarou que irá conceder descontos na Black Friday, que poderão variar de 5% a 50% ou mais. O principal foco das promoções para 38,8% dos empresários será preços mais baixos. Outros 29,4% planejam oferecer melhores condições de pagamento e 18,8% devem montar kits, premiar com brindes ou distribuir cupons para os clientes.
As empresas dos segmentos categorias de moda, acessórios, calçados, celulares e eletrônicos e serviços são que mais farão promoções na Black Friday. O ticket médio por cliente deve variar de R$ 150,00 a R$ 300,00.
“Quem pretende comprar presentes, renovar o guarda-roupa ou antecipar a compra dos itens da ceia deve recorrer ao comércio nesta sexta-feira para aproveitar o que os lojistas irão trazer de vantagens”, comenta o gestor de Relações Institucionais e Marketing da Acirp, Carlos Ferreira.
Os meios de divulgação mais utilizados por todos serão as ferramentas digitais, uma tendência surgida na pandemia que veio para ficar.
“Aplicativos de mensagem estão no topo da preferência dos lojistas, o que faz com que clientes cadastrados recebam primeiro as ofertas e mostra que a fidelização do consumidor tem um destaque para os negócios”, completa Ferreira.
WhatsApp e Telegram serão o principal distribuidor de conteúdos promocionais para 35,5% dos lojistas. As redes sociais como Instagram serão a principal opção para outros 34,5% e o telefone ou email, para 16,8%. Apenas 8,6% devem utilizar carro de som ou outras mídias de publicidade tradicionais, como rádio e TV, e 4,5% vão recorrer a outras ferramentas.
A coleta de dados foi realizada entre os dias 4 e 20 de novembro com metodologia de perguntas estimuladas (feitas através de uma lista que é passada para os participantes escolherem algumas das alternativas).
Empregos de final de ano em alta
Outro levantamento feito pelos pesquisadores do Instituto de Economia Maurílio Biagi aponta a geração de 18.568 novos postos de trabalho em Ribeirão Preto – apenas em comércio e serviços – para a temporada de compras de novembro e dezembro de 2022.
A análise da média histórica das admissões nos setores de comércio e serviços é feita desde 2001 com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
A estimativa é que sejam criadas este ano 788 vagas no setor de comércio e serviços, um aumento de 5,28% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
“Com a pandemia, houve uma reestruturação do mercado de trabalho no ano passado e, apesar da retomada em 2022, a velocidade de reposição dos postos de trabalho está mais lenta”, conclui Lucas Ribeiro, analista de estudos econômicos da Acirp, ao analisar a leve alta de 2021 para 2022.