A Folia de Santos Reis, ou somente Folia de Reis, é uma manifestação da cultura popular registrada em todo o território brasileiro, mas na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), é uma tradição que atravessa gerações, incluindo a realização do tradicional Encontro Nacional de Folia de Reis, que será neste domingo, dia 29, a partir das 9h, na praça José Rossi, na Vila Virgínia.
Esta manifestação possui o Palhaço, conhecido também como Alferes ou Bastião, como uma figura importante na realização do festejo e na dinâmica das Companhias. Nesta busca pelos Palhaços, a artista ribeirão-pretana, Mariana Floriano, está rodando a RMRP, onde encontra um campo de aprendizados.
A realização de pesquisas de campo nas manifestações populares brasileiras é uma etapa importante do processo de criação utilizado, que está inteiramente fundamentado no Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), um método de pesquisa em dança desenvolvido pela artista, psicóloga e professora Graziela E. F. Rodrigues.
A escolha pelo Palhaço tem como foco principal da pesquisa, se deu por ser uma figura com muita expressividade, movimento e simbolismo. Os palhaços possuem uma linguagem de movimento muito rica, com pontos em comum em alguns momentos, mas singular em outros, fazendo com que nenhum Bastião seja igual ao outro no jeito de se mover e na forma de construção das máscaras e trajes. São figuras misteriosas, guias e protetores das bandeiras.
A pesquisa realizada pela artista começou em novembro e deve terminar no 29° Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto. Após a pesquisa, começam as etapas laboratoriais, momento em que será investigado os conteúdos para a produção artística de uma obra de dança no formato audiovisual.
Outra resultante do projeto será a produção de um documentário, em curta-metragem, que apresentará o registro da pesquisa de campo. Ambos têm previsão de estreia para o meio do ano de 2023 e serão veiculados gratuitamente no canal do Youtube da Casa da Praça.
A realização do projeto é da artista Mariana Floriano. A realização das pesquisas de campo nas manifestações populares brasileiras é financiada pelo Fundo Municipal da Cultura, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, com a realização do edital EnCantos.
Encontro Nacional de Folia de Reis
A praça José Rossi, na Vila Virgínia, recebe no dia 29 de janeiro, o 29º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto. As atividades começam às 9h, com a celebração da Santa Missa, às 10h será a abertura oficial e hasteamento das bandeiras.
Entre 10h30 e 21h30, diversas apresentações das Companhias de Reis e Congadas de Ribeirão Preto e região (cerca de 30 Companhias de Reis e Congadas). Às 16h30, haverá encenação do presépio vivo de reisado. A expectativa é receber 15 mil pessoas aproximadamente.
É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.