Programa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac São Paulo, o Festival Sabor de São Paulo reúne no Senac Ribeirão Preto, sábado (12/08), das 11h às 17h, diversos pequenos produtores de doces, bebidas e queijos, além de restaurantes e bares. O evento gratuito integra a segunda Semana Sabor de São Paulo de 2023, que, nesta etapa, contempla atrações turísticas das regiões ALTA MOGIANA, RAÍZES DO CAMPO E LAGOS DO RIO GRANDE, uma das 10 Rotas Gastronômicas do Estado. Entre os participantes, três deles apresentam não só bons produtos gastronômicos, mas abrem as portas para visitantes e viajantes se hospedarem e praticarem outras atividades.
Instalada em Barrinha, a Fazenda Vista Alegre é conhecida pela comida caseira, que lembra casa de avó. Da cozinha saem pratos como costela ao forno, torresmo e frango estilo caipira, além do doce de leite e de queijo feito com o leite do gado criado na própria fazenda à base de capim sem defensivo agrícola e tratado com homeopatia. Segundo a proprietária, a professora Eva Maria Guidi Pinotti, depois de receber os amigos do filho e até alunos de uma escola inteira há mais de 20 anos, ela resolveu montar alojamentos no local. As garagens e escritórios viraram chalés e hoje recebem público de todas as idades. A Fazenda Vista Alegre tem um projeto de turismo rural com piscina, parede de escalada, tirolesa e outras atividades voltadas para o público infantil e a terceira idade. Ainda é possível fazer visitas ao museu da família, onde é contada também a história da imigração italiana na região, a dadas orientações sobre os cuidados com a natureza.
No mesmo município fica a Estância Fazendinha, pensada para o visitante ter uma ótima experiência gastronômica com comida da roça feita no fogão a lenha. O lugar oferece um dos melhores torresmos fritos do Estado de São Paulo, além de se destacar pelo pernil, a truta, a tilápia e o virado à paulista. Comandado pela gaúcha Analice Freisleben Mucha, o empreendimento iniciou como uma pousada pequena, ganhou com o tempo um restaurante rural e recebe agora turistas em três chalés, seis bangalôs, uma suíte e três casas mobiliadas.
Já em Tambaú fica a Usina Do Malte, fábrica com foco na produção de cervejas artesanais que costuma receber pessoas que fazem passeios ciclísticos, romeiros do caminho da fé e turistas tradicionais de fim de semana. O proprietário Bruno Camarotti conta que começou há dois anos com uma produção que atendia apenas seu restaurante, localizado em uma antiga pousada de fazenda. Mas a clientela aumentou e começou a perguntar se não tinha quartos para alugar para descansar. Foi então que ele resolveu reativar a pousada. O visitante pode, então, se hospedar em um dos 12 quartos e ter a experiência de assistir a todo o processo de transformação do malte até virar produto industrializado.
O Programa Sabor de São Paulo acontece entre julho de 2023 e março de 2024 e tem como objetivo divulgar a diversidade gastronômica do Estado de São Paulo, realçando a autenticidade, a cultura e a história da gastronomia paulista por meio dos mais emblemáticos produtores e restaurantes de 240 cidades. Para isso, conta com o apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento, Cultura, Economia e Indústria Criativas, e também do Fundo Social de São Paulo.
Serviço:
Festival Sabor de São Paulo
Senac Ribeirão Preto – Rua Capitão Salomão, 2133 – Jardim Mosteiro
Sábado (12/08): das 11h às 17h
Entrada gratuita