No Dia Mundial de Combate ao Câncer, nesta quarta-feira (04), o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto (antiga Sobeccan), assinou um convênio histórico com a Prefeitura de Ribeirão Preto.
Pela primeira vez, a instituição passa a integrar formalmente a rede municipal de saúde. A iniciativa amplia de forma concreta a oferta de serviços especializados pelo SUS, com impacto direto na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento de pacientes oncológicos, com atenção especial à saúde da mulher.
O repasse é de aproximadamente R$ 2,4 milhões por ano, o que reforça a prioridade dada às políticas de prevenção e tratamento oncológico na cidade.
O convênio assegura a seguinte capacidade mensal de atendimentos:
Ultrassonografia transvaginal – 500 procedimentos/mês
Fisioterapia convencional – 500 procedimentos/mês
Tratamento de mucosite oral – 80 procedimentos/mês
Mamografia durante o mês de outubro – 500 procedimentos/mês
Mamografia nos demais meses – 100 procedimentos/mês
Consultas com mastologista – 5 atendimentos/mês
Ambulatório de medicações especiais – 5 atendimentos/mês
Colposcopia – 250 procedimentos/mês
Cirurgia de Alta Frequência (CAF) – 25 procedimentos/mês
Para o presidente do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, Sr. Antônio Carlos Maçonetto, a assinatura representa um marco para a instituição e, principalmente, para os pacientes. “Este convênio fortalece nossa missão de oferecer tratamento oncológico com qualidade, dignidade e agilidade. A instituição depende 100% de doações e esta vitória estava em nossas metas há quase 30 anos. Meu apelo é para que conheçam o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, vivenciem a qualidade de uma equipe espetacular e uma estrutura que se equipara a grandes hospitais pelo país”, afirma.
A formalização do convênio busca a redução das filas de espera, maior agilidade nos diagnósticos e a ampliação do acesso a serviços de alta complexidade, o que posiciona o município como referência regional no combate ao câncer.


