O Hospital São Lucas Ribeirania, de Ribeirão Preto, realizou neste domingo (30) um mutirão de cirurgias de laqueadura para pacientes do SUS (Sistema Único de Paciente). As mulheres atendidas esperavam na fila pelo procedimento há pelo menos três anos.
Todas as laqueaduras foram feitas por vídeo laparoscopia, um procedimento cirúrgico realizado através de uma pequena incisão perto do umbigo e na parte inferior do abdômen, com introdução de um dispositivo chamado laparoscópio, usado para ver as trompas de Falópio. O médico pode usar anéis ou clipes para fechar as trompas.
“São muitas as vantagens da laqueadura tubária por videolaparoscopia: menor dor no pós-operatório, cicatriz, sangramento, tempo de internação hospitalar, tempo de recuperação após a cirurgia, precoce às atividades habituais, menor quantidade de analgésicos no pós-operatório, menor trauma da cirurgia, menor agressão ao ovário e menor risco de formação de aderência”, explica o médico Davidson Alvarenga, Coordenador do Mutirão no Ribeirania.
O Mutirão de Cirurgias é uma iniciativa realizada em todo o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. O Hospital São Lucas Ribeirania aderiu ao projeto como instituição privada pactuada com o Estado, via DRS XIII. Os profissionais da saúde que estão participando do Mutirão são voluntários. Até dezembro serão realizadas na unidade cirurgias nas especialidades de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral.
“A nossa adesão ao Mutirão é uma importante contribuição do Grupo São Lucas para a população de Ribeirão Preto que não tem acesso ao sistema de Saúde Complementar e também ao sistema Público de Saúde (SUS)”, destaca Felippe Messias, diretor do Hospital São Lucas Ribeirania.