O Bosque Fábio Barreto recebeu, em seu hospital veterinário, dois exemplares de tamanduá-bandeira fêmea para tratamento. Uma delas chegou na tarde desta quinta-feira (19), transferida do hospital veterinário da Fundação Educacional de Ituverava (Fafran). A outra tamanduá chegou no início da semana, vinda do hospital veterinário da Unesp de Jaboticabal. Ambas foram transferidas para continuar o tratamento no Bosque, porque os dois locais fecham para recesso de fim de ano.
A tamanduá-bandeira de Jaboticabal foi atacada por um javali a aproximadamente seis meses, enquanto a de Ituverava sofreu um atropelamento na rodovia. A bióloga do bosque, Marisa dos Santos, explica que esses animais, quando vão para as rodovias, estão muito suscetíveis a atropelamentos. “São espécies lentas e que não enxergam bem, o que facilita acidentes com veículos”, disse.
Depois de recuperadas, as tamanduás permanecerão no Bosque Zoo e serão incluídas no Programa Nacional de Conservação das Espécies. “Como são animais em risco de extinção e por serem fêmeas, é de extrema importância que sejam preparadas para reprodução, e desta forma, garantir a continuidade da espécie”, finaliza Marisa.
Atualmente, o hospital veterinário do Bosque e Zoo Dr. Fábio Barreto realiza o tratamento de 70 animais selvagens, entre mamíferos, anfíbios e aves, que chegam da cidade e região, vítimas de maus tratos, atropelamentos e outros problemas. O local possui equipamentos veterinários para realização de exames e cirurgias, além de equipe técnica de médicos veterinários capacitados.