Idosos de clubes de leitura afetiva realizam confraternização natalina com livros e histórias em Ribeirão

Foto: Divulgação

Desenvolvido pelo Observatório em parceria com o Conselho Municipal do Idoso do município, o “Tomates verdes fritos” leva leitura e escuta a 576 pessoas 60+, no total. Dois grupos acabam de promover encontro festivo: o de pacientes do SUS, atendidos pelo Serviço de Nefrologia Ribeirão Preto (Senerp), e o do Centro Dia da Pessoa Idosa (CDPI), no Complexo da APAE

“Todas as histórias têm uma razão de ser, um exemplo, alguma coisa que serve pra gente aprender”, conta Esmeralda Gomez, de 84 anos, que frequenta os encontros do projeto ‘Tomates verdes fritos’ no Centro Dia da Pessoa Idosa (CDPI), no Complexo da APAE de Ribeirão. “As meninas sempre contam histórias boas no momento certo, que servem de exemplo para aumentar a nossa confiança, nossa segurança e esperança de uma vida melhor que a gente pode ter”, observa. “Eu adoro os encontros e aprendi muito aqui nesse ano”, finaliza Esmeralda.

O último encontro de 2023, aliás, aconteceu nesta quinta-feira (21), com leitura, alegria e presentes. Vale destacar que o projeto nasceu com o objetivo de propiciar maior bem-estar físico e emocional a pacientes em tratamento contra o câncer e a leucemia ou em remissão da doença e ampliou sua área de atuação, passando a acolher também pessoas acima de 60 anos com doenças crônicas e neurodegenerativas.

É o caso dos 37 pacientes do SUS, que fazem hemodiálise três vezes por semana no Serviço de Nefrologia Ribeirão Preto (Senerp). A biblioterapeuta Juliana Bessa, que também é psicóloga e supervisora do “Tomates verdes fritos”, explica que, como cada sessão do tratamento tem duração de quatro horas, a atuação das três psicólogas do Observatório contribui para suavizar a permanência dessas pessoas no local.

“É um espaço de fala e de escuta durante o contato com a leitura literária”, comenta Juliana. E, como não poderia deixar de ser, o encontro de encerramento das atividades do ano foi pra lá de animado, com direito a troca de presentes.

A biblioterapeuta avalia que realizar o ‘Amigo secreto’ fortalece os laços que foram desenvolvidos durante todo o período entre os participantes. “O mesmo aconteceu com o projeto Grupo de Apoio, os membros celebraram os vínculos criados entre eles, de amizade e de rede de apoio uns dos outros”, avalia Juliana.

Enquadrado na Lei do Idoso, o projeto é realizado pelo Observatório do Livro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de forma domiciliar, em instituições e em consultório. Recebe o patrocínio de Austral e Aspen, e apoio de Axa, Henkell e Karcher.

E as inscrições para os participantes podem ser feitas clicando aqui ou por Whatsapp (16) 3421-6914.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS