A iluminação de Ribeirão Preto terá cara nova com a Parceria Público-Privada que está na reta final para sua implantação. O leilão que definirá a empresa responsável pela execução dos serviços de iluminação pública em toda a cidade, será realizado no dia 7 de julho, na Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo. Já a entrega dos envelopes com as propostas será feita nessa terça-feira, dia 27 de junho. O valor estimado do contrato é de R$ 297.072.444,03.
Para chegar na fase do leilão, foram cumpridos uma série de procedimentos legais cujas etapas incluem o estudo de visibilidade, consulta pública, encaminhamento para o Tribunal de Contas da União e publicação do edital. Tudo isso para garantir que o contrato com a empresa seja realizado de forma transparente e de modo que o resultado seja assertivo para a população.
O formato é inédito na cidade e, assim que implantado, terá a empresa vencedora como responsável pela prestação dos serviços de iluminação pública no município, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética e manutenção do parque de iluminação do município.
A previsão é de que as melhorias na iluminação comecem já em dezembro deste ano, com mais de 80 mil pontos de todas as regiões da cidade, incluindo vias, praças e parques substituídas as lâmpadas convencionais por Led, sistema que proporciona maior luminosidade e menos gasto energético. O contrato também promoverá a expansão de 900 pontos de iluminação a cada ano e aumento de 68% na eficiência energética.
Além das iluminações por Led nas vias, locais que sejam patrimônios históricos e culturais receberão iluminação especial visando dar mais destaque a esses lugares; como as praças XV de Novembro, Carlos Gomes e Sete de Setembro; os teatros de Arena, Municipal e Pedro II; parques, entre outros.
“Teremos Ribeirão Preto mais bonita, mais segura, o que promoverá melhora significativa na qualidade de vida da população”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.