A Supera Incubadora é a única brasileira no ranking das 20 melhores de todo o mundo, de acordo com a UBI Global, responsável pelo Estudo de Referência 2019 – 2020. Uma das âncoras do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o habitat de desenvolvimento de startups foi premiado na categoria Incubadoras Universitárias de Negócios e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
O prêmio cedido pela UBI, empresa de inteligência de mercado com sede em Estocolmo, significa que a Supera Incubadora foi reconhecida pela atratividade de seu programa de desenvolvimento de empresas e pelo valor que gera para as startups e para o ecossistema local. A entrega aconteceu na Cúpula Mundial de Incubação (WIS 2019) em Doha, no Catar, no último 6 de novembro, em evento promovido pelo Qatar Development Bank.
“Seguindo uma abordagem rigorosa baseada em dados, avaliamos e comparamos os programas de incubação em todo o mundo”, explicou Holger Meyer, diretor de pesquisa da UBI Global. “Nosso Estudo de Referência Mundial 2019 – 2020 está em sintonia com as múltiplas facetas do ecossistema internacional de incubação e ilustra os principais desafios e oportunidades enfrentados pelos programas participantes”.
Para Saulo Rodrigues, gerente da Incubadora, o reconhecimento é resultado dos esforços desenvolvidos há mais 15 anos, com objetivo de contribuir para que empreendedores consigam transformar pesquisas em inovação. “A Supera Incubadora conta com uma equipe qualificada e comprometida, que tem como meta principal fazer com que as empresas nascentes de base tecnológica consigam se desenvolver e chegar ao mercado com produtos inovadores, capazes de solucionar desafios apresentados pela sociedade”.
O diretor presidente da Fipase, entidade gestora do Supera Parque, Prof. Dr. Antônio Adilton Oliveira Carneiro, complementa que “o prêmio é um reconhecimento não apenas ao trabalho desenvolvido na gestão do Parque Tecnológico, mas também aos esforços dos diversos empreendedores ali instalados, muitos provenientes da universidade, que fazem com que a ciência esteja ao alcance da população por meio de produtos e serviços inovadores”.
Reconhecimento
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, afirma que “a premiação mostra a excelência do trabalho realizado em Ribeirão Preto e ganha reconhecimento mundial. O Supera ganha importância nacional e destaca nossa cidade como um dos mais importantes polos tecnológicos, além do seu ecossistema empreendedor”.
Para Marcos Nogueira, coordenador da Agência USP de Inovação, ligada à Universidade de São Paulo (USP), a premiação demonstra o trabalho realizado. “O trabalho da Supera Incubadora é inspirador e esse é um prêmio mais que merecido. Trata-se de um ambiente de inovação e empreendedorismo, com infraestrutura e organização da incubadora excelentes. Parabenizo a todos que fazem parte desse importante projeto”, disse.
Para o ranking, o UBI analisou 364 programas localizados em 78 países. O ranking global que lista as incubadoras e aceleradoras de destaque em fomentar o empreendedorismo e a inovação pode ser conferido no site: ubi-global.com/rankings