Inep pressiona universidades paulistas a aceitarem o Enem como forma de ingresso

Presidente do Inep diz que essa ação pode reduzir a aglomerações e facilitar a vida dos estudantes nesse momento de pandemia.

0

Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sugeriu que as universidades paulistas aceitem o Enem como forma de ingresso. A declaração foi dada em entrevista no programa Mentoria 2020 comandada pelo empresário Chaim Zaher.

Segundo Alexandre, ao utilizar o Enem como forma de ingresso nas universidades paulistas, como Fuvest, Unicamp e Unesp, pelo menos neste ano devido a pandemia, seria uma forma de facilitar para os estudantes, onde não iriam precisar se expor várias vezes para realização de vestibulares diferentes.

“Com relação a Fuvest, Unicamp e demais vestibulares, até para reduzir a aglomerações e facilitar a vida dos estudantes nesse momento de pandemia, eu sugeriria que eles cancelassem os exames e usassem o Enem com forma de acesso. O Enem tem uma amplitude nacional, permite que candidatos do Brasil inteiro possam concorrer para vagas nas universidades e acho que seria um grande gesto para o país, que não apenas esses vestibulares e sim que outras instituições também aderissem ao Enem como forma única de acesso, pelo menos somente neste ano. Então ao invés de expor os alunos a ter que sair várias vezes, vários finais de semana para fazer prova, eles podem fazer só o Enem.” disse o presidente do Inep.

Ainda de acordo com ele, essa ação também seria benéfica para as universidades, pois não teriam problemas com filtro de datas e também com aglomeração, além de ficar mais barato, pois o custo é total é do Inep.

“As universidades também não vão ter problema com filtro de datas e de aglomeração. Fica mais barato para as universidades, porque os custos são 100% do Inep, então nesse momento difícil de orçamento, é uma boa economia para as universidades. Então a gente podia experimentar nesse Enem 2020, a gente poder abraçar ainda mais o Enem.” finalizou Alexandre.

Enem 2020

O prazo para inscrições no Enem terminou na última sexta-feira (22), às 23h59. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, mais de 4,3 milhões de alunos estão inscritos para participar desta edição.

Nos próximos dias, o Inep vai fazer uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame, que estava previsto para os dias 1 e 8 de novembro (impresso) e 11 e 18 de novembro (digital). Eles serão convidados a responder uma enquete na Página do Participante para que possam manifestar sua opinião em relação ao melhor momento para realizar as provas.

Tanto na versão impressa quanto na digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal.