Na última segunda-feira (12), Ribeirão Preto viu a morte de um jovem de 27 anos sem comorbidades acontecer por causa da Covid-19. Na cidade, os óbitos de pessoas com menos de 40 anos pela doença já aumentaram cerca de 70% em relação a 2020, de acordo com levantamento feito pelo Grupo Thathi, com base em dados do Boletim Epidemiológico emitido pela Prefeitura Municipal.
Além do rapaz de 27 anos, que faleceu no dia 8 de abril, um outro paciente, desta vez de 48 anos, também sem comorbidades, veio a óbito. Para esta faixa-etária, o aumento dos casos de covid-19 já chegou a mais de 1.200% em todo o Brasil, segundo Boletim Covid-19, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os dados preocupam, diante de um levantamento feito pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que revelou que, pela primeira vez desde que a pandemia começou, pessoas com menos de 40 anos são a maioria dos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no País. Segundo os dados, em março, essa classe representou 52,5% das internações.
Vagas em hospitais
Com aumento dos casos de infecções, se acendeu um alerta, pois somente em Ribeirão Preto 112 pessoas aguardavam por uma vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com a Prefeitura Municipal.
Na cidade, a ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 já chegou aos 93,9%, com 295 dos 314 leitos ocupados, e a 65,21% nos de enfermaria. Além disso, 211 pacientes estão no respirador.