O Prefeito Vanderlei José Mársico e o Secretário da Fazenda, Carlos Fernando Montanholi, da cidade de Taquaritinga, a 85 km de Ribeirão Preto, foram afastados imediatamente dos seus respectivos cargos, por ação proferida no último dia 23 de fevereiro, pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A medida tem validade inicial de 90 dias.
A alegação refere-se a irregularidades na gestão do município, pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de atrasos nos pagamentos de precatórios, contas de água, encargos sociais, despesas impróprias com juros, multas e correção monetária.
O Ministério Público ressalta que houve um descontrole nas contas públicas, com reflexos em obras paralisadas ou atrasadas, falhas no enfrentamento da Covid-19, atrasos em pagamentos em encargos sociais, horas extras e inconsistências na contabilidade.
Diante da gravidade dos fatos, o Ministério Público requereu, em caráter de urgência, o afastamento dos requeridos para evitar a prática de novos ilícitos. A decisão judicial acatou o pedido, destacando o dolo dos requeridos desde 2018, mesmo diante de alertas e notificações.
Fonte: o Defensor/Taquaritinga