A Justiça eleitoral de Ribeirão Preto rejeitou o pedido, feito pelo PSDB, para a retirada do ar de um vídeo onde o deputado federal Ricardo Silva (PSB) diz que o prefeito Duarte Nogueira precisa ter “vergonha na cara”. O pedido foi negado liminarmente e o caso ainda será analisado no mérito.
O vídeo foi postado depois que o governo do Estado decidiu que a região de Ribeirão Preto deveria regredir da fase amarela para a fase laranja do Plano São Paulo e, no entender dos tucanos, tinha “caráter eleitoreiro, contendo informações espúrias, caluniosas e difamatórias, de cunho eleitoral e negativo, em face do pré-candidato à reeleição integrante do partido representante, Antônio Duarte Nogueira Júnior”.
No vídeo, Silva culpou o prefeito pela regressão, e afirmou, ainda, que Duarte Nogueira havia fechado leitos hospitalares de combate ao covid-19 na cidade.
Na visão do do juiz Sylvio Ribeiro de Souza Neto, “não se vislumbra, de plano, imediata e frontalmente, pelo menos neste plano de cognição sumária, a veiculação de informações inverídicas, mais publicamente conhecidas sob a expressão fake news”, disse o magistrado, na sentença.
Agora, o juiz irá decidir o mérito da questão.
Outro lado
Procurado, o deputado Ricardo Silva comemorou a decisão. “Nogueira confunde eleições com a administração da cidade. Como deputado federal, representante da população, me sinto na obrigação de denunciar os equívocos do governo. Assim seguirei. Decisão correta da Justiça.”, disse Ricardo Silva.
A reportagem do Grupo Thathi não conseguiu contato com a defesa do PSDB.