Justiça tardia: Médico que abusou de adolescente sedada é preso em Ribeirão 11 anos após o crime

0
Jose Rubens Perani Soares está com o registro suspenso no CFM

Foi preso nesta sexta-feira (28), em Ribeirão Preto, o médico anestesista José Rubens Perani Soares, condenado a oito anos de prisão por abusar sexualmente de uma paciente de uma adolescente na Santa Casa de Franca, em 2010. Ele estava foragido desde 2018, quando transitou em julgado a sentença que o condenou pelo crime de estupro de vulnerável.

Segundo a denúncia, ele aproveitou que a menina estava sedada para “tocar em suas partes íntimas”. A condenação em primeira instância ocorreu há 10 anos.

Desde então, a defesa do médico ingressou com uma série de recursos que impediam a sua prisão. A sentença só transitou em julgado em novembro de 2018, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou o último apelo dos advogados.

José Rubens foi apresentado na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Ribeirão Preto e encaminhado para a Cadeia de Santa Rosa de Viterbo. A SSP (Secretaria estadual de Segurança Pública) não informou as condições em que ocorreu a prisão dele.

Registro profissional

O Grupo Thathi questionou o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) sobre a conclusão do processo administrativo aberto contra o médico por conta da denúncia de abuso, que poderia culminar na cassação do seu registro profissional. Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, o órgão estava fechado.

No sistema de consultas do CFM (Conselho Federal de Medicina), o registro dele consta como “suspenso por ordem judicial”